26/07/16 14h48

Startup sorocabana participará da Brasil Game Show

Jornal Cruzeiro do Sul

Quem jogou futebol de botão quando criança -- e, porque não, já adulto -- pode matar a saudade através de um aplicativo de jogo para smartphone. O Button Soccer nem é tão novo. Foi lançado em 2015, na Brasil Game Show (BGS). Mas foi por meio dele que a startup sorocabana Smyowl fez sucesso nesta que é a maior feira de games da América Latina, e que tem nova edição marcada para setembro. O evento deve atrair cerca de 300 mil pessoas e a expectativa da representante sorocabana, desta vez, é chegar ao auge do segmento.

Em uma sala cedida no campus da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), a startup Smyowl tem criado e lançado jogos para o mundo todo. O trabalho começou em 2012, focado principalmente em aplicativos de jogos para smartphones. Hoje, são lançados games também para computadores pessoais (PCs). Além do Button Soccer, outro jogo, com o Neymar, também chama a atenção do mundo inteiro.

Tudo começou na faculdade, conta Maurício Alegretti, um dos sócios da Smyowl. A partida foi com o Núcleo de Jogos, criado na Facens em 2009. "Em um determinado momento, a gente começou a ver que seria possível sair dali, virar produto e ser colocado no mercado", lembra. A cria do Núcleo de Jogos, agora, é quem a patrocina. "A Smyowl patrocina o núcleo. É uma parceria muito bacana", ressalta Alegretti, destacando que novos colaboradores podem sair dali.

Sobre os dois jogos mais famosos, que são voltados para o futebol, o empresário explica que se trata da preferência do público. "O propósito de resgatar o futebol de botão é porque ele foi e é uma paixão do brasileiro", afirma. O mesmo ocorre em relação ao outro jogo, que recebe o nome do maior ídolo do futebol brasileiro na atualidade. "O Neymar Jr Quest tem desenhos feitos pelo Maurício de Souza", diz Alegretti.

Os dois jogos foram a sensação da Smyowl na Brasil Game Show. A participação na feira impulsionou a empresa a exportar para o mundo todo. "Como a gente tem especialidade em jogos de esporte, de futebol, acaba indo muito para esses países de apaixonados." É o caso de Espanha e França. Os Estados Unidos, a Rússia e a China, entretanto, também despontam entre os principais mercados consumidores.

A expectativa na startup, que tem quatro sócios e 12 colaboradores, é de ganhar ainda mais notoriedade na Brasil Game Show deste ano. Em 2015, o estande da Smyowl ficou lotado todos os dias, o que aumenta a ansiosidade da equipe. "A gente já saiu daquela feira planejando 2016 e nossa estratégia é chegar no auge do interesse do público", espera.

Maior feira da AL

A Brasil Game Show é uma vitrine do mercado brasileiro para o exterior, avalia o fundador e presidente, Marcelo Tavares. "O mercado brasileiro cresceu junto com a feira, que é um ponto de encontro entre jogadores e empresas", ressalta. Segundo ele, 80% dos lançamentos do setor na América Latina ocorre na BGS. O crescimento, conforme Tavares, surpreende.

A maior feira da América Latina chega à 9ª edição neste ano. A iniciativa, que começou com sete estandes de produtoras brasileiras, deve ter 108, com 180 marcas, neste 2016. São esperados 300 mil visitantes e três mil jornalistas credenciados para a cobertura. Uma das novidades da edição é a participação da produtora Supercell. "Ela acabou de ser vendida por mais de US$ 10 bilhões e é líder em mobiles", comenta o fundador da BGS. O evento deve contar ainda com campeonatos, que são bastante esperados pelo público consumidor.

A BGS 2016 ocorre de 1 a 5 de setembro no centro de exposições do Brasil, o São Paulo Expo. O recinto fica na rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo. O site na internet e www.brasilgameshow.com.br .