10/08/17 14h45

Startups brasileiras apresentam seus projetos a investidores chineses no próximo mês

26 empresas nacionais foram selecionadas para participar do evento "2017 Brazil Roadshow: Beijing"

Pequenas Empresas Grandes Negócios

Em setembro, um grupo de 26 empresários brasileiros irão à China mostrar seus modelos de negócio e perspectivas de expansão a mais de 150 investidores chineses durante o evento “2017 Brazil Roadshow: Beijing”, organizado pela CBIPA (China Brasil Internet Promotion Agency).

Entre as empresas nacionais que se apresentarão na China, estão a plataforma de frete Truckpad, o serviço de contratação de profissionais Parafuzo, o meio de pagamento BestPay, a startup Delivery Center e a Indigo, empresa global de soluções para estacionamentos. Somadas, o valor de mercado das empresas nacionais supera o bilhão de dólares.

A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2008. Nos últimos três anos, o capital chinês entrou no Brasil como forma de investimento à empresa 99 taxi, que recebeu 200 milhões de dólares do player chinês Didi, e a aquisição da plataforma Peixe Urbano, pelo Baidu. Segundo a consultoria inglesa Dialogic, até abril de 2017, o capital chinês foi responsável por 52% de todo o investimento estrangeiro feito no Brasil em projetos de compra e fusão de empresa (M&A).

De acordo com o presidente da CBIPA e CEO do Baidu no Brasil, Yan Di, parte dos investidores em Beijing já tem conhecimento prévio do cenário digital brasileiro. “Além de recursos financeiros, fundos chineses podem oferecer expertise e transferência de tecnologia, já que o país asiático vive um boom criativo e a ascensão modelos de negócios inovadores e validados em um mercado com 700 milhões de usuários de internet”, afirma Yan Di.

Além de hoje ser o maior mercado digital do mundo, a China é também possuía a maior fonte de venture funding global, com US$ 100 bilhões captados para aplicar em startups.