26/09/16 15h39

Startups do InovAtiva Brasil impulsionam seus negócios em bootcamp regional

Evento de desenvolvimento de novos negócios inovadores reuniu 330 empreendedores e 197 mentores em cursos e consultorias realizados em dez capitais

Agência Sebrae

Amadurecer o modelo de negócio, viabilizar financeiramente ou fazer a ponte para possíveis parcerias e investimentos para sua startup – por um desses motivos, ou todos e mais alguns, 330 empreendedores de 211 negócios inovadores iniciantes se reuniram hoje (24) em dez capitais brasileiras. Foi o bootcamp regional do segundo ciclo 2016 do Programa InovAtiva Brasil, uma maratona de oficinas, mentoria ao vivo e networking para quem tem uma boa ideia na cabeça e muitas dúvidas sobre como fazê-la se tornar um negócio competitivo.

O bootcamp é essencial na seleção para a próxima fase do programa de aceleração de startups. Das 9h às 17h30, os participantes trocaram experiências com seus pares e com os 197 executivos, consultores ou empreendedores de sucesso que atuam como mentores e palestrantes do programa. Workshops de Marketing e Vendas completaram a grade de programação. O evento compõe a etapa presencial do programa, totalmente moldado em uma plataforma on line em 2013. O Sebrae tornou-se correalizador do InovAtiva no início deste ano. “Nossa entrada foi fundamental para levar o programa mais longe e traz para a instituição um conceito no qual o InovAtiva foi pioneiro, o das mentorias voluntárias on line”, assinalou Krishna Faria, analista de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae Nacional.

Salvador foi a capital estreante no evento e São Paulo, como de hábito, reuniu o maior número de empreendedores: 89. Em Brasília, 22 “startupeiros” receberam as boas-vindas de Cláudia Bonifácio, gestora de Tecnologia da Informação e Comunicação e Startups do Sebrae no Distrito Federal; e de Marcos Vinicius de Souza, secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Ela relatou as iniciativas do Sebrae para o ecossistema de inovação em Brasília, enquanto ele lembrou os benefícios para os participantes InovAtiva, como vantagens em editais e o prêmio do Facebook para as 14 startups mais bem avaliadas pela empresa ao final do programa. “Abram suas cabeças para novas possibilidades a partir de tudo o que ouvirem aqui”, sinalizou.

Que o diga Leandro Luna, da Aflux Safe, que desenvolveu um dispositivo que dispara um alarme no caso de vazamento de gás. “O primeiro protótipo era adequado apenas a casas, não servia para apartamentos. Os mentores nos alertaram que isso restringia demais o nosso mercado e desenvolvemos um equipamento menor”, contou.

Já Marcio Batista e Henrique Medrado, do Carona Phone, buscam no InovAtiva um meio de tornar rentável o aplicativo que criaram – que, por geolocalização, aproxima quem oferece de quem busca carona. Nascido no DF, já está em uso em todo o Brasil, com nove mil usuários cadastrados, dois mil deles motoristas. “Temos dois modelos possíveis para ‘monetizar’ o negócio, contamos com a orientação dos mentores para chegar ao melhor”, disse Batista.

A mentora Roberta Simões observa que o empreendedor, às vezes, precisa de uma avaliação externa que traga uma ideia que ele não enxergava. Ela enfatizou ainda a troca de experiências oferecida pelo InovAtiva. “Os mentores também aprendem por meio das interações proporcionadas pelas conversas com os empreendedores de diferentes áreas”, afirmou.