12/12/14 14h21

Taubaté investe R$ 7 milhões para construção de Parque Tecnológico

Complexo poderá abrigar cerca de 300 empresas de alta tecnologia. Projeto deve ser concluído até o primeiro semestre de 2016

G1

A Prefeitura de Taubaté anunciou investimento de R$ 7 milhões para a construção do primeiro Parque Tecnológico na cidade. O local terá capacidade para abrigar polos de educação e cerca de 300 empresas de alta tecnologia a partir do próximo ano. As obras devem ser concluídas até 2016.

A pedra fundamental do projeto foi lançada nesta semana no Distrito Industrial, onde também estão localizadas empresas de grande porte no município. O Parque Tecnológico compreende uma área de 731 mil metros quadrados, onde serão criados distritos industriais com incubadora de negócios, escolas técnicas e universidades.

Todo o projeto será composto por três fases e atualmente estão sendo realizados trabalhos para terraplanagem no local. A segunda fase prevê a construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec) e uma incubadora para até 40 empresas. As obras da Fatec já estão em processo de licitação e devem ser concluídas até o primeiro semestre de 2015.

Já a terceira fase contempla uma parceria com a iniciativa privada e será realizado um edital para definir a empresa que cuidará da construção e gerenciamento de centros de negócios, eventos e uma segunda incubadora para novas empresas. Segundo a prefeitura, o complexo deve ser entregue até 2016.

Segundo o diretor do Grupo Executivo Industrial da secretaria de Desenvolvimento e Inovação, Gutenberg Ramos, a intenção do município é atrair empresas nacionais e internacionais dos setores automotivo, mecânico, ferroviário, de sustentabilidade, entre outras. “Será um espaço para investir e desenvolver tecnologias e conhecimento. Com um trâmite mais fácil para instalação, vamos garantir maior segurança de estabilidade para as empresas”, afirma.

De acordo com Ramos, a iniciativa foi inspirada no Parque Tecnológico de São José dos Campos, o único da região atualmente eque abriga empresas de aeronáutica e defesa. “Estamos abrindo um novo leque para várias atividades e sempre inovando. A ideia é atender outras cidades da região também, com contratação de mão de obra, por exemplo. O Vale comporta um novo parque e não queremos concorrer com São José, mas ser um complemento”, diz.