26/11/15 14h30

Tenaris inaugura novo laboratório na unidade de Pindamonhangaba

Agora Vale

A Tenaris inaugurou nesta terça-feira (24) mais uma expansão na fábrica de Pindamonhangaba. Trata-se do Centro de Tecnologia de Ensaios em Corrosão, um dos mais avançados laboratórios de corrosão do Brasil.

O novo espaço foi construído com investimento de US$ 2,8 milhões em uma área de 180 m2 de infraestrutura e terá como objetivo a realização de testes para a qualificação e certificação de tubos e acessórios para aplicação em ambientes ácidos de exploração principalmente na área de produção de óleo e gás.

Com a inauguração, a Tenaris espera criar tecnologias para ajudar diversos setores da indústria brasileira e para outros países em que atua, desenvolvendo novos materiais, realizando testes normatizados de longa duração e garantir a qualidade dos projetos já implantados por empresas parceiras. Além de tornar a planta de Pindamonhangaba mais competitiva no momento atual da economia brasileira, capacitando funcionários e projetando agregar novos profissionais.

"A importância desse investimento está ligado a visão de futuro da Tenaris. No momento, estamos passando por um momento difícil na economia, porém temos uma perspectiva positiva para o futuro. E a inauguração desse centro faz parte de uma série de investimentos que a empresa vem fazendo nos últimos anos no Brasil e uma preparação para esse momento otimista que enxergamos mais a frente, trazendo desenvolvimento de tecnologia para o país e alavancando oportunidades", explica Ronaldo Silva, gerente comercial da Tenaris.

Ronaldo ainda comenta que o laboratório também faz parte de um plano da Tenaris de integração com Universidades e centros de pesquisa no Brasil, ajudando no desenvolvimento de novas tecnologias.

Investimento a longo prazo

A Tenaris investiu nas fábricas de Pindamonhangaba e Rio de Janeiro, cerca de US$ 370 milhões nos últimos anos. Segundo o gerente comercial Ronaldo Silva, a unidade de Pinda está nos planos da empresa para investimentos a longo prazo.

"Não temos nenhuma intenção de tirar a fábrica da cidade, inclusive temos uma visão a longo prazo para Pindamonhangaba. Nós investimentos muito nessa planta, que é muito importante para o grupo, sendo a única que produz tubos de grandes diâmetros para o mercado de óleo e gás e que está posicionada em uma região estratégica, que tem como um dos pilares de crescimento a tecnologia", ressalta Ronaldo.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rubens Fernandes, comemorou a inauguração do laboratório e afirma ser uma garantia do compromisso da empresa com a cidade. "Nesse momento de crise que estamos atravessando, com desemprego em alta, creio que Pindamonhangaba só ganha com essa inauguração, que também comprova que a Tenaris está estabelecida e criando raízes na cidade", finaliza.

A Tenaris é a empresa líder global no fornecimento de tubos de aço e serviços relacionados para a indústria energética mundial, assim como para outras aplicações industriais, com clientes principalmente no setor de petróleo e gás. A empresa possui bases de serviços, com operações industriais, nas Américas, Europa, Oriente Médio, Ásia e África.