28/11/17 11h07

Terminal intermodal impulsiona negócios até o Porto de Santos

Jornal de Jundiaí

As indústrias da Região de Jundiaí vão passar a contar, a partir da segunda quinzena de dezembro, com uma alternativa a mais para exportações, importações e logística doméstica via ferrovia até o Porto de Santos. Operado pela Contrail Logística, junto à linha férrea da MRS Logística, o Terminal Intermodal de Jundiaí (Tiju), que será lançado oficialmente hoje, terá capacidade para movimentar 70 mil contêineres de 20 pés por ano.

De acordo com a Contrail Logística, a operação intermodal deve beneficiar especialmente indústrias ligadas à importação (de insumos) ou exportação (de bens acabados), nas sete cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ), além da Região de Campinas. “Atualmente, a participação do modal ferroviário no Porto de Santos é de 27% do volume total movimentado e deve chegar a 40% nos próximos dez anos”, declara Rodrigo Paixão, CEO presidente da Contrail.

Ele informa que a previsão inicial para o Tiju é operar com dois trens por semana, com capacidade para 84 contêineres de 20 pés, porém o objetivo é aumentar para um trem por dia nos próximos dois ou três anos. “Estamos bastante otimistas com o início das operações, que possibilitará uma competitividade maior com o transporte rodoviário, além de desafogar as rodovias e dar mais segurança às mercadorias”, destaca.

O Terminal Intermodal de Jundiaí ocupa uma área de 75 mil metros quadrados e está localizado na avenida Antonio Frederico Ozanan, próximo à estação de trem de Jundiaí.

Novos negócios

Com o início das operações do Terminal Intermodal de Jundiaí, a expectativa entre os empresários do AUJ é grande, segundo o diretor de comércio exterior do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp Jundiaí), Marcio Ribeiro Junior. “Este terminal irá melhorar o gargalho do transporte rodoviário que enfrentamos hoje no Porto de Santos”, destaca.

Para o diretor de Fomento à Indústria da Prefeitura de Jundiaí, Gilson Pichioli, o retorno das operações de um terminal intermodal na cidade contribuirá para a economia do município. “Com a economia retomando o crescimento, a tendência é que as empresas

produzam mais. A volta do transporte ferroviário de cargas tende a contribuir para as empresas que já estão instaladas e atrair outras novas”, declara.

O novo terminal de Jundiaí irá iniciar com 20 a 30 funcionários, entre operadores de empilhadeiras, conferentes de cargas e assistentes logísticos. As contratações estão sendo feitas por meio do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) e também por meio de agências de emprego de Jundiaí.