03/11/15 16h46

Termomecanica investe R$ 42 milhões em modernização de suas fábricas em 2015

O projeto, apoiado pela Investe São Paulo, resultou em um aumento de cerca de 15% na capacidade produtiva da companhia e na manutenção de postos de trabalho

Investe São Paulo
Download Francisco Rosa/ISP
Esta é a segunda parceria bem-sucedida entre a Termomecanica e a Investe São Paulo

Os investimentos programados pela Termomecanica em 2015 serão, até o final do ano, 100% realizados. Ao todo, R$ 42 milhões estão sendo aplicados na modernização das duas unidades industriais em São Bernardo do Campo (SP), destinados à aquisição de novos equipamentos, com o apoio da agência de promoção de investimentos Investe São Paulo, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

“No momento atual de redução do patamar industrial no Brasil, a Termomecanica acredita que o quadro negativo pode ser minimizado com estímulo governamental e iniciativa das empresas, principalmente na manutenção de seus programas de investimentos em produtividade”, afirma Regina Celi Venâncio, presidente da Termomecanica. “Nesse contexto, o apoio da Investe São Paulo tem sido fundamental para viabilidade do nosso projeto de ampliação e modernização, em especial nos aspectos relacionados à obtenção de benefícios fiscais, impactando diretamente na manutenção dos postos de trabalho e no aumento de 15% da capacidade produtiva”.

Realizado em diversas etapas, o projeto priorizou a qualidade e a produtividade das linhas de fornos contínuos para fabricação de produtos como barra chata horizontal de latão e bronze fosforoso e das linhas de tubos extrudados. Os recursos também foram destinados à modernização das torres de resfriamento, com a aquisição de equipamentos ambientalmente corretos.

“O suporte da Investe SP foi fundamental para o sucesso das negociações com diferentes órgãos do Governo Estadual que viabilizaram novos estudos do Governo para a concessão de benefícios fiscais à atividade. Sem estas intermediações realizadas pela agência seria extremamente complicado viabilizar o projeto”, explica a presidente.

Esta é a segunda parceria bem-sucedida entre a Termomecanica e a Investe São Paulo. “Temos dado suporte à empresa em toda a interlocução com órgãos governamentais, principalmente em relação à parte tributária. Sabemos da importância da Termomecanica para a indústria paulista de metais, por isso trabalhamos lado a lado com a empresa em todas as suas expansões”, explica Juan Quirós, presidente da Agência. 

 

Sobre a Termomecanica

A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados. Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares. A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. Conta com cerca de dois mil empregados, duas fábricas em São Bernardo do Campo (SP), uma fábrica no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP) e outro em Joinville (SC).