06/09/17 13h53

'Todo o setor produtivo brasileiro terá taxas de juros mais baixas'

Para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, TLP trará maior acesso a recursos por meio de um mercado de capitais 'mais amplo e profundo'

O Estado de S.Paulo

Com a aprovação da nova taxa de juros que corrigirá os empréstimos do BNDES, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ao Estado que as taxas de juros serão menores para todo o setor produtivo no País.

Qual a importância da TLP para a política de juros? Vai ajudar a diminuir a Selic?

A TLP é extremamente importante para a política de juros. Aumentará a capacidade do Banco Central de combater a inflação e controlá-la com juros menores. Hoje, o crédito que é relacionado à TJLP não é afetado pela mudança na Selic. Isso porque a TJLP é fixada administrativamente por períodos determinados. Com a TLP, os ajustes da Selic vão atingir grande parte do mercado e (a nova taxa), em consequência, dará maior poder à política do Banco Central e diminuirá as taxas de juros pagas por todos. Não apenas por empresas que são tomadoras de empréstimos do BNDES.

Os críticos alegam que os investimentos ficarão mais caros.

Os investimentos tenderão a ficar na realidade de menor custo. Por quê? A introdução da TLP fomentará o mercado de capitais e ajudará o desenvolvimento de instrumentos que acessem diretamente o mercado de capitais, de longo prazo, a juros mais baixos. A existência hoje da TJLP, com juros subsidiados pelo Tesouro Nacional, faz com que não haja possibilidade de desenvolver o mercado de capitais de longo prazo no País. Não é possível competir com juros subsidiados pelo Tesouro. À medida que isso aconteça, a conjugação de acesso ao mercado de capitais com disponibilidade de recursos e com uma taxa Selic e taxa de mercado mais baixas permitirá maior disponibilidade de recursos para investimentos e a taxas mais baixas.

Quais as consequências para o setor produtivo?

O setor produtivo em consequência terá maior acesso aos recursos. Disponibilidades de um mercado de capitais mais amplo e profundo. E a possibilidade, portanto, de ter acesso de recursos através do sistema bancário como diretamente do mercado. Portanto, os investimentos poderão ser feitos com uma oferta maior de produtos e dando maior liberdade de empreender. Hoje, temos uma situação em que apenas as empresas do BNDES têm taxas de juros menores. Criaremos uma situação em que todo o setor produtivo brasileiro terá taxas de juros mais baixas.