07/02/18 13h38

Trânsito de Hortolândia ganhará investimentos de R$ 250 milhões

Valor inclui a construção de um viaduto sobre linha férrea, obras na Ponte Estaiada e ainda reforço na sinalização

O Liberal

O prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini (PDT), prometeu revolucionar o trânsito da cidade, com investimentos que somam aproximadamente R$ 250 milhões. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, após um evento em que o Executivo divulgou dados de acidentes e lançou um pacote de ações para melhoria da segurança viária.

Uma das mudanças será a construção de um viaduto sobre a linha férrea, na região central do município. Perugini apontou que os trabalhos devem começar entre maio e junho. “Não vai morrer mais ninguém no trem”, salientou, se referindo à travessia que algumas pessoas fazem a pé sobre a linha férrea.

Para a realização da obra, a prefeitura pretende usar parte dos R$ 140 milhões que deve pegar emprestado do banco venezuelano CAF (Corporação Andina de Formento). O empréstimo foi aprovado pela câmara, em junho do ano passado, mas ainda depende de autorização do Senado e da Casa Civil, de acordo com Perugini. Ele afirmou que a Rumo, concessionária responsável pela malha ferroviária, apoiará o projeto com R$ 40 milhões.

Segundo o prefeito, também haverá verba estadual de R$ 53 milhões para uma obra que ligará a Ponte Estaiada à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101). “O governador vai vir homologar nos próximos dias aqui”, declarou.

A administração ainda fez um convênio com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) que destinará R$ 1 milhão para a execução de 48 projetos de sinalização no entorno de escolas municipais e para a instalação de semáforos em três pontos da Avenida da Emancipação, no Jardim Santa Rita de Cássia: na altura do número 801, na esquina com a Rua Terezinha de Jesus e no cruzamento com a Avenida Olívio Franceschini.

Perugini mencionou que a prefeitura também abrirá novas avenidas, fará a duplicação de outras e vai implementar ciclofaixas. “A cidade vai ficar com outra geografia. Imediatamente, o Waze [aplicativo de navegação] vai ter de vir aqui para localização, porque vai mudar completamente o trânsito da cidade”, destacou.

ACIDENTES

O Executivo anunciou que, em 2017, foram registrados 1.265 acidentes, com 26 mortes. Do total, 223 tiveram vítimas feridas. O estudo aponta que o Jardim Amanda foi o bairro com maior número de ocorrências, enquanto a Avenida Santana é a via que concentrou mais acidentes.

O secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira, ressaltou que a administração realizará ações de conscientização contra embriaguez no trânsito e excesso de velocidade. “Esta é uma ótica que a administração está tendo de que, se cada um não for responsável pela cidade, não tem jeito de resolvermos os problemas”, justificou Perugini ao falar do compromisso de cada cidadão.