24/03/20 12h00

Treinamento técnico em TI aplicada à produção de biocombustíveis avançados

Fapesp

Uma oportunidade de treinamento técnico nível cinco (TT-5) com bolsa da FAPESP está disponível no projeto “Valorização da cadeia produtiva descentralizada de biomassa visando a produção de biocombustíveis avançados: desenvolvimento e avaliação de rotas termoquímicas integradas à produção de biomassas e a rotas bioquímicas”. O prazo de inscrição encerra no dia 31 de março de 2020.

Conduzido no Laboratório Nacional de Biorrenováveis do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, o projeto explora as sinergias para a integração da produção de biomassa, para a configuração de rotas industriais de transformação e para a logística voltada à cadeia de produção de combustíveis avançados.

O plano de pesquisa da bolsa será dividido em duas fases específicas. Na primeira, serão desenvolvidas interfaces de comunicação usando padrões CAPE-OPEN para integrar modelos desenvolvidos internamente em simuladores de processos comerciais.

Na segunda fase serão desenvolvidas interfaces de comunicação automatizadas para diferentes ferramentas de simulação e avaliação.

Os candidatos podem se inscrever enviando e-mail para o coordenador do projeto, Antônio Bonomi ([email protected]). Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/3523.

A Bolsa TT-5 é voltada a profissional graduado, especialista em TI com pelo menos cinco anos de experiência após a graduação ou título de doutorado (preferível doutor em computação), sem vínculo empregatício, com dedicação de 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O valor da bolsa é de R$ 7.372,40 mensais.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.