08/06/18 12h15

Três empresas assinam Proderc com investimentos de R$ 166,4 milhões

Jornal Cidade

A prefeitura de Rio Claro realizou nesta quarta-feira (6) solenidade para assinatura dos primeiros contratos do Proderc (Programa de Desenvolvimento de Rio Claro) do ano. Três empresas rio-clarenses aderiram ao programa que oferece isenções fiscais para empresas que queiram se instalar ou já estejam instaladas no município. Assinaram Proderc as empresas Delta Indústria Cerâmica Ltda. M2Log – Centro Logístico Rio Claro e Whirlpool Corporation S.A. Os novos contratos somam R$ 166,4 milhões em investimentos e devem gerar 531 novos empregos no município.

“É importante o apoio do poder público à iniciativa privada para o crescimento econômico do município. Se as empresas crescem, geram emprego e renda e impulsionam a economia da cidade”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ao assinar os contratos. “Estamos trabalhando para melhorar ainda mais o Proderc e agilizar o andamento dos processos. Queremos que o Proderc atraia novas empresas e também beneficie aquelas que já estão instaladas no município”, acrescenta Juninho.

O secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Francesco Rotolo, observou que o objetivo da prefeitura é facilitar a ampliação e instalação de empreendimentos comerciais. “Procuramos dar toda a segurança jurídica para as empresas tomarem rapidamente as decisões. É um grande prazer assinar esses três contratos de Proderc que vão gerar emprego e renda e girar a economia”, afirmou.

Também presente ao evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador André Godoy, ressaltou a importância de conceder incentivos fiscais para empresas que queiram investir na cidade. “É fundamental que o poder público incentive as empresas a investirem, mas é preciso pensar à frente, com investimentos em tecnologia e qualificação profissional, para fortalecermos o potencial econômico de Rio Claro”, pontuou Godoy.

Para o diretor municipal de Desenvolvimento Econômico, Laerte Tebaldi Filho, a prefeitura vem trabalhando para agilizar o trâmite dos processos administrativos. “Temos obtido êxitos que somente são possíveis com a coesão de todas as secretarias que trabalham em conjunto em benefício da cidade”, assinalou.

O diretor de Manufaturas da Whirlpool, Renato César Cerri, salientou a responsabilidade da empresa com a cidade onde tem 4.000 funcionários, atinge pelo menos 12 mil pessoas sem contar os fornecedores. “Enfrentamos um período difícil e agora estamos retomando o crescimento com foco na inovação de nossos produtos”, declarou, anunciando o lançamento de nova linha de fogões com recursos tecnológicos inovadores. A empresa pretende investir R$ 16 milhões e gerar 141 postos de trabalho.

“A gente precisa de apoio e incentivo para crescer”, disse Belmir Menegatti, da M2Log, informando sobre os investimentos realizados pela empresa na construção de um centro logístico moderno e avançado que se tornou modelo na região. A M2Log deverá investir R$ 400 mil e abrir 90 vagas.

André Mucare, da Delta Cerâmica, cumprimentou a administração municipal pela parceria e o apoio via Proderc. “Essa colaboração é importante”, salientou Mucare, destacando os investimentos feitos pela empresa que a tornou pioneira em tecnologia de ponta em pisos e revestimentos cerâmicos. A Delta planeja investir R$ 150 milhões que vão criar 300 empregos.
Também participaram da cerimônia os secretários Emilio Cerri (Agricultura), Rodrigo Ragghiante (Negócios Jurídicos) e Ronald Penteado (Esportes e Turismo), e Adriano Spaulonci (Delta) e Rodrigo Cavallari (Whirlpool).