30/03/07 15h19

Trimestre teve 108 fusões e aquisições

Valor Econômico - 30/03/2007

O ritmo de aquisições no Brasil anda tão frenético que, se considerados apenas os dias úteis, foram anunciados dois negócios por dia em média ao longo do primeiro trimestre deste ano. De acordo com um levantamento feito pela KPMG, foram fechadas 108 operações de fusões e aquisições entre janeiro e março, número 33% maior que o registrado nos três primeiros meses de 2006. A quantidade é um recorde para o período desde 1999, pelo menos. Segundo o estudo, o setor que mais se destacou foi o de alimentos, bebidas e fumo, com 12 operações fechadas no primeiro trimestre. Os segmentos de tecnologia da informação, química e petroquímica ficaram em segundo e terceiro lugares, com dez e nove negócios concretizados, respectivamente. O investimento externo no país - seja por aquisição de uma companhia nacional ou de uma empresa que pertencia a um grupo de fora do país - representou 51% dos negócios nos três primeiros meses do ano. "Em igual período de 2006, esse percentual foi de 37%, o que mostra que as empresas estrangeiras voltaram a buscar oportunidades no mercado brasileiro", o estudo atribui este maior apetite à possibilidade do país conseguir a classificação de "investment grade". O excesso de liquidez do mercado internacional também só fez aguçar o interesse dos investidores pelo Brasil. O frenesi por aquisições é um fenômeno mundial. De acordo com o jornal "Financial Times", as fusões e aquisições movimentaram o recorde US$ 1,130 trilhão no mundo nos primeiros três meses deste ano, uma cifra 14% superior à registrada em 2006.