19/07/17 14h08

Ubatuba e Campos estão entre as 50 cidades mais seguras do Brasil

Chamado de 'Connected Smart Cities', o ranking foi elaborado pela empresa Urban Systems Brasil e lista as 50 cidades mais seguras do país em seis indicadores

O Vale

Dois municípios do Vale do Paraíba foram incluídos na lista das 50 cidades mais seguras do Brasil. Chamado de 'Connected Smart Cities', o ranking foi elaborado pela empresa Urban Systems Brasil, especializada em inteligência de mercado e em análise de dados estatísticos em mapas digitais.

Liderada por Vinhedo (SP), a lista traz Campos do Jordão na 22ª colocação e Ubatuba, na 27ª posição. Ao todo, 19 cidades paulistas estão no ranking das 50 cidades mais seguras do país.

Os dados coletados têm como base o ano de 2017 e, de acordo com a Urban, o ranking leva em consideração critérios como taxa de homicídios, acidentes de trânsito, monitoramento de áreas de risco, iluminação pública, despesas com segurança, além do efetivo de agentes de segurança e de trânsito.

Cada um desses critérios recebeu peso de acordo com sua relevância, podendo totalizar seis pontos na soma. Na lista do ano passado, Campos do Jordão ocupava a 36ª posição. Ubatuba aparece pela primeira vez na medição neste ano.

Reunindo apenas as 19 cidades paulistas do ranking, Campos do Jordão ocupa a 11ª colocação e Ubatuba, a 13ª posição. Além de Vinhedo e das duas cidades do Vale, estão na listagem da Urban os municípios paulistas de Paulínia (6º lugar), Amparo (7º), Artur Nogueira (9º), Santos (10º), Cajamar (11º), Araras (13º), Itu (15º), Limeira (18º), Monte Mor (20º), São Bernardo do Campo (24º), Jandira (30º), Itanhaém (31º), Monte Alto (35º), Jaguariúna (38º), Itupeva (42º) e Mauá (48º).