29/11/17 12h24

UE já fala em negociação nos 'próximos meses'

Valor Econômico

O vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, sinalizou ontem que não há pressa para concluir o acordo comercial com o Mercosul ainda este ano, segundo fontes que acompanharam seu discurso num almoço promovido pela Apex, em Bruxelas. '"Estamos inteiramente comprometidos a fazer o que for necessário para concluir um acordo ambicioso, equilibrado e amplo nos próximos meses", disse Katainen, com influência na UE na área comercial.

Para certos participantes, porém, a declaração do representante europeu não significa que esteja descartada a assinatura de um "pré-acordo político" dentro de suas semanas, em Buenos Aires, à margem da conferência ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC).

As questões difíceis estão vindo à tona mais claramente, e as negociações vão ter de entrar em 2018 de todo jeito, dizem observadores. A UE também assinou ''pré-acordo'' com o Canadá, mas a negociação só foi concluída dois anos depois.

Hoje, os negociadores do Mercosul e da UE iniciam uma barganha decisiva. Como o Valor antecipou, a ideia europeia é colocar cifras na mesa até segunda-feira, mas ainda sem novas concessões para carne bovina e etanol.