16/04/14 14h04

UFABC planeja instalação de polo avançado para ensino a distância

Diário do Grande ABC – Mauá

UFABC (Universidade Federal do ABC) pretende ampliar suas atividades em Mauá. A instituição planeja implementar um polo avançado, onde serão realizadas atividades de ensino a distância, no mesmo prédio onde já funciona a Escola Preparatória, que oferece curso a 240 jovens interessados em prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Segundo a universidade, a ideia é instalar um braço da UAB (Universidade Aberta do Brasil) no local, o que permitiria atividades de extensão e de pesquisa.

O prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), comemora a iniciativa e diz que se trata de “um grande investimento para a cidade”. “Serão oferecidos três ou quatro cursos, ainda estamos escolhendo”, afirmou. A expectativa dele é que o polo da UFABC seja concretizado “ainda neste ano”, com a realização, inclusive, de “vestibular”. A instituição, no entanto, não dá prazos nem cita cursos de graduação nos planos.

Donisete participou ontem de cerimônia de descerramento de placa de bloco composto por 20 salas de aula na Fatec (Faculdade de Tecnologia) da cidade.

Hoje a faculdade conta com quatro cursos: Fabricação Mecânica, Polímeros, Informática para Negócios e Logística, e tem 1.400 alunos matriculados. O bloco, que já está em funcionamento, duplicou o espaço físico da unidade, que passou a ter 5.500 metros quadrados de área construída.

Para o diretor da Fatec, Roberto Correia de Melo, a ampliação do prédio demonstra a importância do serviço para a cidade. “O ensino tecnológico precisa ser oferecido em todos os lugares. É preciso agora mais investimentos, só que em Ciência e Tecnologia para melhorar a qualidade nesse setor não só em Mauá, mas no Brasil.”