19/05/14 16h04

Unesp assina acordo com grupo de universidades francófonas

Universidade se torna o primeiro parceiro internacional do grupo G3, criado no fim de 2012

Unesp

A Reitoria da Unesp recebeu na segunda-feira, dia 12 de maio, a visita de uma comissão de reitores do G3, um grupo de prestigiadas instituições francófanas composto pela Universidade de Montreal (UdeM), do Canadá, Universidade de Genebra (UNIGE), da Suíça, e Universidade Livre de Bruxelas (ULB), da Bélgica. A reunião teve como finalidade a assinatura de um acordo de cooperação entre o grupo e a Unesp, o primeiro que o G3 estabelece com uma instituição externa.

Participaram da reunião o reitor Jean-Dominique Vassalli e a vice-reitora Margareta Baddeley, da UNIGE, Guy Breton, reitor da UdeM, e Didier Viviers, reitor da ULB. A Unesp foi representada pela vice-reitora Marilza Vieira Cunha Rudge e pelo professor Carlos Vergani, da Assessoria de Relações Externas (Arex).

O G3 é um grupo de universidades bastante recente - foi estabelecido em setembro de 2012 - e de acordo com o professor Guy Breton, da UdeM a proposta do agrupamento é facilitar dinâmica de cooperações de professores e estudantes, melhorando as estruturas das universidades e seus parceiros, fomentando pesquisas conjuntas e promovendo a mobilidade de alunos.

Neste sentido, o acordo recém assinado com a Unesp abre possibilidades para o desenvolvimento de intercâmbio de docentes e pesquisadores, intercâmbio de estudantes, co tutela de teses de doutorado, execução de projetos de pesquisa comuns, organização de eventos científicos e culturais, intercâmbio de informações e publicações acadêmicas. A validade do documento é de cinco anos.

Segundo o reitor da Universidade de Montreal, a expectativa do G3 não é se tornar um grupo presente em todos os lugares do mundo, mas selecionar parceiros estratégicos e que possam colaborar com esta filosofia de trabalho. "Para nós é importante vir ao Brasil porque é um país com o qual cada uma de nossas universidades já tem parcerias estabelecidas. Nosso grupo não tem a pretensão de ser grande, mas queremos crescer junto com nossos parceiros".

Desde seu início, o grupo recebeu de seus pesquisadores propostas de 26 projetos de altíssima qualidade que foram estudados e reduzidos para 12 projetos. Estes projetos terão o apoio de um Fundo Comum gerenciado pelas três universidades e irão contemplar as seguintes áreas: Arqueologia, Química/Ciências Biológicas, Direito, Estudos Internacionais, Medicina, Neurociências, Controle de Qualidade, Saúde Pública, Ciências da Educação (dois projetos), Ciências Políticas.

Mais informações, em francês, podem ser acessadas no site do grupo: http://g3univ.org/