29/08/14 16h54

Unesp inaugura Centro Multiusuário de Inovação Biomolecular

Agência Fapesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) inaugurará em São José do Rio Preto, na próxima segunda-feira (01/09), o Centro Multiusuário de Inovação Biomolecular (CMIB).

Construído por iniciativa da Reitoria da Unesp, o CMIB teve apoio da FAPESP por meio do Programa Equipamentos Multiusuários.

Segundo a Unesp, o novo prédio do centro, que integra o Instituto de Biociências, Letras e Ciências Extas (Ibilce), tem 663 metros quadrados (m²), obedece às normas de acessibilidade, ergonomia e biossegurança e conta com equipamentos necessários para o desenvolvimento de diferentes linhas de pesquisas.

Entre os equipamentos instalados no CMIB destacam-se duas unidades de ressonância magnética nuclear, que permitem realizar pesquisas nas áreas de biologia estrutural, biofísica molecular, biologia molecular, química de sínteses de compostos.

De acordo com o coordenador do CMIB, professor Raghuvir K. Arni, a infraestrutura implantada no Centro Multiusuário de Inovação Biomolecular beneficiará alunos de diferentes cursos de graduação.

“Na Unesp e no Ibilce já existem vários grupos que estão se beneficiando dessa infraestrutura, a qual possibilita aos pesquisadores não ter que se deslocar por grandes distâncias para realizar seus estudos”, disse Arni.

Os equipamentos de ressonância magnética nuclear estão sendo operados há menos de quatro meses e, nesse intervalo de tempo, o CMIB estabeleceu colaborações com pesquisadores da Argentina, Alemanha, Índia e Irlanda.