10/09/14 14h49

Unicamp integra programa ibero-americano de cooperação entre universidades e empresas

Agência Fapesp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) uniu-se a outras seis universidades ibero-americanas para integrar o RedEmprendia-Solutions, programa de cooperação entre a iniciativa privada e instituições de ensino superior promovido pela RedEmprendia, grupo de universidades que atuam nas áreas de inovação e empreendedorismo.

Além da Unicamp, participam da iniciativa a Universidad Politécnica de Madrid, da Espanha, o Instituto Politécnico Nacional, do México, a Universidad de Antioquía, da Colômbia, a Pontificia Universidad Católica de Chile, a Universidade de Coimbra e a Universidade do Porto, ambas de Portugal.

Organizado pela RedEmprendia, que agrega 24 universidades de sete países ibero-americanos, o programa visa a promoção, nos próximos três anos, de projetos nas universidades participantes em parceria com empresas que possibilitem soluções para desafios da sociedade e do mercado.

O objetivo é aproximar a pesquisa desenvolvida nas universidades das demandas sociais e envolver a iniciativa privada na promoção da formação de novos talentos.

O programa é resultado de acordo assinado pelas instituições em julho, durante o 3º Encontro Internacional de Reitores da Universia, no Rio de Janeiro, com a participação de reitores das 24 universidades que fazem parte da RedEmprendia e de representantes dos parceiros institucionais do grupo, a Universia e o Banco Santander.