27/02/15 13h48

USP São Carlos terá centro de apoio à inovação tecnológica e empreendedorismo

Localizado no Parque Eco Tecnológico Damha, em São Carlos, o EESCin funcionará como ponte de transferência de conhecimento entre academia e empresas

It Fórum 365

A USP de São Carlos ganhará centro de apoio à inovação tecnológica em março, iniciativa resultante de convênio assinado entre Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e Instituto Inova, gestor do Parque Eco Tecnológico Damha (Ecotec Damha), assinado em 28 de janeiro.

O Centro Avançado EESC para apoio à Inovação (EESCin) tem por objetivo aproximar alunos, pesquisadores e grandes empresas de tecnologia e com contará escritório alocado no Centro de Inovação do Ecotec Damha, em São Carlos, no interior de São Paulo.

O espaço funcionará como uma ponte de transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvidos nos laboratórios da Escola para o mercado, contribuindo com formação empreendedora em todos os níveis de ensino.

Além disso, o EESCin selecionará projetos de pré-incubação de tecnologias que estão sendo desenvolvidas em departamentos e programas de pós-graduação da Escola ou que resultem de suas atividades de graduação e extensão universitária.

O centro irá estimular a transformação de ideias e tecnologias em produtos e processos inovadores, bem como impulsionar criação de empresas de base tecnológica. Desse modo, EESCin atuará no incentivo à cultura empreendedora e a manifestação criativa na comunidade acadêmica e promover a interação entre empreendedores, instituições de ensino e pesquisa, empresas, órgãos governamentais, agentes financeiros e a EESC.