20/10/15 15h47

Valinhos terá usina de reciclagem de material da construção civil

Projeto da Serello Ambiental otimiza custos e viabiliza a cadeia de reciclagem de materiais da construção civil na cidade, qualificando-a para a certificação Município VerdeAzul

Investe São Paulo

A empresa Serello Ambiental anunciou nesta segunda-feira, 10 de outubro, que vai implantar uma usina de reciclagem em Valinhos. A unidade de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil atenderá toda a Região Metropolitana de Campinas e proporcionará a Valinhos, Vinhedo, Louveira e parte de Campinas um destino mais próximo ao descarte de resíduos, que atualmente são destinados para Paulínia, Americana, Hortolândia ou Várzea Paulista.

Serão investidos R$ 11,8 milhões na construção da planta, que deverá empregar aproximadamente 14 pessoas. O projeto é apoiado pela Investe São Paulo, agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

“A gestão responsável de resíduos sólidos é uma das prioridades do governo paulista, que orgulha-se de uma política de incentivo à reciclagem moderna e rigorosa”, explica o presidente da Agência, Juan Quirós.

A usina terá capacidade para receber de 100 a 200 caçambas por dia que correspondem a 500 podendo chegar até 1.000 metros cúbicos de entulho por dia. Os materiais gerados pela planta de produção como pedrisco, pedras de classificação 1 e 2, bica corrida, rachão e areia serão consumidos principalmente em obras públicas e privadas. Desta forma, poderão ser usados, por exemplo, em drenos, base e sub-base de pavimentação, aterramento de valas, aplicações em alvenaria, muros, calçadas, pisos, valetas e fabricação de artefatos cerâmicos e de concreto como tijolos, blocos entre outros. A planta produzirá ainda cavaco de madeira para utilização como biomassa.

"Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas cidades da Região Metropolitana de Campinas em destinar este tipo de material. Então, Valinhos, com a chegada da Serello Ambiental, mostra responsabilidade em abrigar uma empresa que possa atender à demanda crescente do mercado da construção civil", disse o prefeito de Valinhos, Clayton Machado.

"Há uma necessidade crescente de gerir corretamente os resíduos da construção civil. Nossa expectativa é diminuir os custos de destinação e frete deste resíduo que pode ser reciclado integralmente, retornando ainda ao mercado como um material para consumo de alta qualidade", afirmou o diretor da empresa, Pedro Serapião.

"Trabalhando com excelência operacional e respeito ao meio ambiente, a Serello Ambiental se orgulha de fazer parte do desenvolvimento sustentável de Valinhos", comentou o diretor Rafael Cossiello.

Sobre a Serello Ambiental

A Serello Ambiental foi criada em 2014 por Pedro Henrique Serapião e Rafael Di Falco Cossiello. Serapião é engenheiro mecânico e já trabalhou em empresas como Parker, Camozzi, MWV Rigesa e Grupo Ecotech ao longo de 12 anos. Já Cossiello é bacharel, mestre e doutor em química pela Unicamp, tendo atuado em empresas como Natura, Oxiteno e Braskem ao longo de 8 anos.