19/02/18 12h34

'Valor Inovação' aceita inscrições até sexta-feira

Valor Econômico

Termina sexta-feira, dia 23, o prazo de inscrição para participar da pesquisa do prêmio "Valor Inovação Brasil 2018", que apresenta as empresas mais inovadoras do Brasil. A pesquisa - conduzida pela consultoria Strategy& em conjunto com o Valor e com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) - levanta os investimentos realizados no Brasil, um recorte indispensável para equiparar os parâmetros de avaliação das companhias nacionais e multinacionais.

As empresas mais inovadoras no país são classificadas a partir de quatro grandes critérios: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos e avaliação do mercado. O trabalho exigiu a elaboração de uma metodologia capaz de separar as empresas realmente inovadoras das que apenas seguem ondas tecnológicas. O resultado é um ranking formado por corporações que inseriram processos de criação e incremento técnico constantes no cerne das estratégias, planos e metas.

"São réguas específicas para aferir o impacto, a abrangência e o grau de inovação apresentado pelas empresas, seja por meio de perguntas do questionário, seja por entrevistas", diz Eduardo Fusaro, diretor da Strategy&, que integra a rede PwC. Para participar, a empresa deve ter receita líquida superior a R$ 500 milhões e pelo menos 5% de capital privado em sua composição acionária.

A adesão ao ranking tem sido crescente: a primeira edição contou com a participação de 136 empresas; na segunda, 162 empresas tiveram seus questionários validados. Em 2017 esse número cresceu 20%, para 195 empresas (em um total de 215 inscritos), o que permitiu elevar de 100 para 150 o número de empresas no ranking.

A quarta edição vai trazer também investimentos feitos em inteligência artificial, com foco em "machine learning". O "aprendizado das máquinas" tem se revelado uma ferramenta importante no gerenciamento de custos e maior eficiência de processos e desempenho, com relevante ganho de escala ao estabelecer a parametrização de algoritmos para tomada de decisões. Inscrições podem ser feitas no site www.strategyand.pwc.com/br/Inovacao-Brasil