15/07/14 15h48

Vendas da Embraer sobem no 2º tri e empresa anuncia encomenda de 50 aviões

Ações da empresa impulsionaram devido ao aumento de entregas no segundo trimestre

Folha de S. Paulo

A Embraer anunciou nesta segunda-feira (14) que as entregas de aviões da companhia cresceram no segundo trimestre, o que deu forte impulso às ações da empresa.

As entregas da fabricante brasileira no período somaram 58 aeronaves (29 jatos comerciais e 29 aviões executivos), ante 51 em igual etapa do ano passado.

Às 11h06, as ações da companhia subiam mais de 4 por cento e lideravam as maiores altas do Ibovespa, que ganhava 1,43 por cento no mesmo momento.

A empresa também anunciou que recebeu encomenda de 50 jatos regionais 175 E-2 durante a feira internacional de aviação de Farnborough, na Inglaterra.

O pedido dos jatos, feito pela norte-americana Trans States Holdings, é avaliado em cerca de 2,4 bilhões de dólares a preços de tabela, sendo que as entregas devem começar a partir de junho de 2020. A encomenda inclui opções para mais 50 aviões.

Para o analista Ricardo Kim, da XP Investimentos, os números vieram acima das expectativas, "em recompensa pelo esforço de desenvolvimento tecnológico e elevação de padrões de competitividade" da empresa, escreveu Kim em nota a clientes.

A carteira de pedidos firmes da Embraer somava US$ 18,1 bilhões no final do segundo trimestre, queda ante os US$ 19,2 bilhões registrados no fim do primeiro trimestre, mas um crescimento de cerca de 6% sobre o mesmo período de 2013.

A companhia também divulgou nesta segunda-feira suas perspectivas para o mercado nos próximos 20 anos, estimando previsão de entrega de 6.250 jatos no segmento de 70 a 130 assentos no período, com valor de cerca de US$ 300 bilhões a preços de lista.

A expectativa da Embraer é que a frota mundial de jatos em serviço com até 130 assentos suba de 3.850 aviões em 2013 para 6.580 em 2033.

BOMBARDIER

Uma das principais concorrentes da Embraer, a fabricante canadense Bombardier anunciou hoje assinatura de acordos que podem significar a venda de até 26 aeronaves. Se concretizados, os contratos valeriam cerca de US$ 1,73 bilhão para a companhia.

Dentre as operações, está uma carta de intenção assinada com a Zhejiang Loong Airlines, da China, para a compra de 20 unidades do modelo CS100. Caso o acordo se concretize, o valor do contrato seria de US$ 1,28 bilhão.

A Bombardier ainda anunciou pedido da Falcon Aviation Services, dos Emirados Árabes Unidos, por duas aeronaves do modelo CS300. O preço do acordo deve chegar a US$ 153,6 milhões.

Outro negócio foi com A Petra Airlines, companhia da Jordânia, que assinou carta de intenção com o grupo para comprar até duas unidades do CS100 e outras duas do CS300. Caso as opções sejam exercidas, o preço total atingiria US$ 298,4 milhões.