19/10/18 11h48

Viracopos tem melhor setembro em três anos

Correio Popular

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, completa hoje 58 anos de sua inauguração comemorando uma recente melhora no fluxo de passageiros e a retomada de seu terminal de carga, mas ainda em sinal de alerta diante de uma dívida de R$ 2,88 bilhões que levou a concessionária que administra o espaço a apresentar um plano de recuperação judicial neste ano.

Em setembro, o aeroporto campineiro registrou a melhor movimentação de passageiros para o mês nos últimos três anos. Dados da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra a estrutura, apontam que 787,3 mil pessoas passaram pelo terminal campineiro no último mês, maior número para o período desde 2015. No entanto, o acumulado de 2018 ainda é o pior da história da concessão, iniciada em junho de 2012.

Já no terminal de cargas, Viracopos registrou alta de 24,5% entre janeiro e setembro nas movimentações nos setores de exportação, importação e remessas expressas (courier) em relação aos nove primeiros meses de 2017. Ao todo, 172,6 mil toneladas de cargas foram movimentadas, ante 138,7 toneladas no mesmo período do ano passado. Apenas no setor de exportação, o crescimento registrado foi de 15,65% em setembro em relação ao mesmo mês em 2017, com um total de 5.973 toneladas de cargas transportadas para fora do País por Viracopos.

No acumulado dos nove meses deste ano, foram movimentadas 64.782,04 toneladas rumo ao exterior, representando uma alta de 41,96% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já na área de importação, a alta em setembro foi de 2,40% em relação ao mesmo mês do ano passado, com um total de 11.586 toneladas que entraram no País por Viracopos. No acumulado de janeiro a setembro, a movimentação ultrapassa das 101 mil toneladas, um crescimento de 11,66%.

Os setores que mais movimentaram a exportação e a importação por Viracopos estão ligados aos segmentos automotivo, metal-mecânico, químico, tecnologia, calçados-bolsas, têxtil, farmacêutico, transporte de duas rodas, alimentos-bebidas-fumos, entre outros. Já as remessas expressas internacionais tiveram crescimento de 7,77% em setembro, com 463 toneladas. Já no acumulado de janeiro a setembro, este setor teve alta de 17,4%.

Porém nem só de números positivos vive Viracopos. Na última semana, o processo que pode levar à cassação da concessão do aeroporto foi retomado. Decisão da 8ª Vara Cível de Campinas permitiu a reabertura do processo movido em fevereiro pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) devido a descumprimento de obrigações previstas em contrato. Desde maio a ação estava suspensa, após a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos entrou com pedido de recuperação judicial – o plano, apresentado três meses depois, propõe soluções para a dívida de R$ 2,88 bilhões com a elaboração de um cronograma de pagamento aos credores.

CURIOSIDADES CERCAM NOME DO AEROPORTO

Viracopos foi eleito o melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2018. O anúncio foi feito no mês de abril deste ano, em Nova York (EUA). A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo mundial.

Viracopos possui o segundo maior terminal de cargas do Brasil, com 81 mil metros quadrados. Só em 2017, foram transportadas 204 mil toneladas no aeroporto campineiro.

Ele teve sua construção iniciada na década de 1950 pelo governador Adhemar Pereira de Barros e foi inaugurado em 19 de outubro de 1960. São duas as versões sobre a origem do nome Viracopos.

A primeira que no início do século houve um desentendimento entre o pároco do bairro e seus habitantes numa noite de quermesse. Após muita bebedeira, alguns moradores começaram a brigar e quebraram várias barracas. A palavra usada pelo padre nos sermões para se referir à confusão seria viracopos.

Porém, há quem garanta que no sítio atualmente ocupado pelo aeroporto havia um bar no qual tropeiros se encontravam para “virar copos”, fazer suas tradicionais refeições e trocar informações sobre as condições das estradas da época.