16/03/15 17h26

Vocação de Tremembé para receber novos investimentos é tema de reunião de Vaqueli com Investe SP

O encontro visa aproximar o município da agência estadual responsável pela promoção de investimentos e competitividade

Investe São Paulo
Download Marina Guimarães/ISP

O prefeito de Tremembé falou sobre os projetos para o desenvolvimento industrial do município

Nesta segunda-feira, 16 de março, o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, recebeu a visita do prefeito de Tremembé, Marcelo Vaqueli. A reunião teve como objetivo identificar a vocação econômica da região e estreitar os laços do município com a agência estadual responsável por atender empresas privadas que tenham projetos de construir novos empreendimentos ou expandir sua produção.

“Localizado no Vale do Rio Paraíba, um dos principais eixos do desenvolvimento econômico do Estado, o município conta com excelente infraestrutura viária e logística, além instituições de capacitação de mão de obra, como o convênio assinado no ano passado com o Centro Paula Souza. A cidade tem pleno potencial para receber novos investimentos e ampliar seu parque industrial. Portanto, a parceria com a Investe São Paulo será muito proveitosa para seu desenvolvimento econômico”, comentou Quirós.

O presidente da Investe SP também reforçou a importância de que o município defina qual será sua vocação econômica, de forma a traçar estratégias mais precisas de atração de investimentos.

O prefeito de Tremembé reforçou a importância da parceria com a Investe SP. “É imprescindível a participação da Agência no desenvolvimento industrial de Tremembé. Estamos preparados para receber o apoio da Investe SP por meio de plano de expansão, e saímos muito animados da reunião hoje”, afirmou Vaqueli.

Inteligência
São as informações providas pelos municípios que baseiam as listas enviadas aos investidores que utilizam a assessoria da Investe São Paulo.

A partir de uma lista de demandas e pré-requisitos, os profissionais da área de projetos da Agência elencam as cidades que podem atender às necessidades da empresa, levando os representantes inclusive para visitas a terrenos. Deste modo, quanto mais informação a Investe SP tiver sobre uma cidade, maior a chance de que ela seja incluída nas opções que o investidor leva em conta ao decidir onde instalar seu empreendimento.

Foi para isso que a Agência estadual lançou recentemente a Área das Prefeituras, uma área do portal da Investe São Paulo de acesso exclusivo das prefeituras paulistas. Por meio dessa ferramenta, as gestões municipais podem cadastrar os terrenos a serem apresentados aos investidores e informar questões relativas à legislação tributária municipal, plano diretor, além de mapear os investimentos anunciados nas 645 cidades.

Outros encontros
Nesta segunda-feira, o diretor da Investe Sérgio Costa recebeu também o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo do município, Eliana Moreira. Na ocasião, os representantes da prefeitura apresentaram projeto de melhorias na infraestrutura do município que possibilitarão novos investimentos.