19/10/17 13h33

Workshop em São José discute cidades inteligentes

RM Vale TI Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação, no Parque Tecnológico, recebe workshop sobre cidades inteligentes nesta quinta-feira, 19; São José ocupa a 37º posição no ranking divulgado pela Urban Systems, que envolve mais de 700 cidades brasilei

O Vale

O Parque Tecnológico em São José dos Campos recebe nesta quinta-feira um Workshop sobre os desafios legais para o desenvolvimento das cidades inteligentes, das 14h às 15h.

A atração faz parte do evento de tecnologia e inovação RM Vale TI Feira e Congresso de Tecnologia e Inovação, que acontece desde terça-feira, 17, e termina nesta quinta-feira, 19.

Polo tecnológico, São José ocupa a 37º posição no ranking de cidades inteligentes divulgado pela Urban Systems, que envolve mais de 700 cidades brasileiras.

Com o tema central 'A tecnologia e a inovação como ferramentas de competitividade', o evento irá contar com sessões de negócios, seminários, exposições e painéis.

O advogado Fabio Sertori, vice-presidente jurídico do Instituto Smart City Business America, destaca a importância do evento para o ecossistema de inovação, principalmente por ser organizado pelo PqTec, um dos mais inovadores e importantes do País, além de estar inserido em uma região reconhecida pela atração de empresas e instituições altamente inovadoras, como a Embraer e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Para Sertori, é importante e urgente debater modelos jurídicos para viabilizar cidades cada vez mais inteligentes, "pois está aí a mudança de paradigma das relações público-privadas, que precisam focar cada dia mais na eficiência, na competitividade, no acesso às informações públicas de interesse público, no acesso à infraestrutura de laboratórios e cientistas vinculados às universidades, na colaboração e no compartilhamento das informações". "Precisamos avançar nesse sentido para que o Estado funcione efetivamente como um agente fomentador do ecossistema de inovação", afirmou.

O advogado será moderador do debate 'Viabilidade e Ferramentas Legais de Apoio aos Municípios, o Papel do Parque Tecnológico de São José dos Campos', inserido no workshop 'Cidades Inteligentes, o Futuro Hoje. Otimizando Recursos e Ampliando Serviços à População', no dia 19 de outubro, das 14h às 15h.