Mercado de trabalho

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 38% da população ocupada do Estado de São Paulo está concentrada no setor de serviços (2014). A indústria e o comércio respondem por 17% e 19%, respectivamente, seguidos pelas atividades de construção e agrícola.


55% da população ocupada do Estado está concentrada na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), segundo o Ministério do Trabalho (MT). O rendimento médio dos ocupados da RMSP é cerca de 20% superior à média das demais regiões metropolitanas do País pesquisadas pela Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do MT (2014).

O mercado de trabalho paulista caracteriza-se pela qualificação de seu contingente de mão de obra. 62% da população ocupada do Estado de São Paulo possui pelo menos 11 anos de estudo, em contraponto aos 49,6% da média nacional. A proporção de pessoas ocupadas com 15 ou mais anos de instrução é 38,7% maior no Estado de São Paulo do que no conjunto do País (IBGE – 2014).


Especificamente na Região Metropolitana de São Paulo, a proporção de trabalhadores ocupados com no mínimo 11 anos de estudo evoluiu de 31,4% para 62,2%, entre 2001 e 2014. Para mais informações sobre o mercado de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo, consulte o portal da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.