Ensino profissionalizante

O mercado de trabalho paulista caracteriza-se pela qualificação e pelo preparo de sua mão de obra. Tanto no nível médio como no superior, a rede de formação profissional existente em São Paulo potencializa vocações econômicas regionais, garantindo competitividade às empresas e promovendo o desenvolvimento econômico, novos investimentos e inclusão social. O Estado concentra 1.180 estabelecimentos de educação profissional, o equivalente a 17,36% do total nacional, segundo o Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Fatec

O Estado conta com 73 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) administradas pelo Centro Paula Souza, distribuídas por 68 cidades, que atendem mais de 94 mil alunos em 86 cursos superiores de graduação. Estes cursos inserem-se em diversas áreas, como construção civil, mecânica, informática, tecnologia da informação e turismo. Além da graduação, são oferecidos também cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, atualização tecnológica e extensão.

Etec

São Paulo possui 222 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza, distribuídas por 164 municípios, que oferecem cursos de ensino médio e técnico para os setores da indústria, agropecuária e de serviços, atendendo mais de 228 mil estudantes em 129 habilitações.

IFSP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), integrante da rede de instituições federais de educação tecnológica, oferece cursos profissionalizantes de nível médio e superior, além de pós-graduação. Possui 37 unidades no Estado de São Paulo, espalhadas pela capital e por cidades do interior e do litoral.

Senai

Uma das mais importantes instituições nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), criado em 1942, atua na formação de recursos humanos e na prestação de serviços, como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.

O Senai-SP oferece uma grande variedade de cursos: aprendizagem industrial, voltado aos jovens concluintes do ensino fundamental, cursos técnicos, cursos superiores voltados à formação de tecnólogos, além de pós-graduação.

Senac

Criado em 1946, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é voltado à qualificação dos trabalhadores em atividades de comércio de bens, serviços e turismo. O Senac-SP oferece diversos serviços e programas educacionais em várias áreas do conhecimento e níveis de ensino: superior, com cursos de graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e extensão universitária, técnicos e livres. Sua estrutura é composta pelo Centro Universitário Senac - Campi Águas de São Pedro, Campos do Jordão e Santo Amaro, na zona sul da capital - e outras 48 unidades distribuídas pela Região Metropolitana de São Paulo e interior do Estado.

Senat

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), criado em 1993, é voltado para o desenvolvimento e disseminação da cultura do transporte e a promoção da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador do setor. Com 28 unidades no Estado de São Paulo, o Senat oferece cursos, seminários e palestras que contemplam a multiplicidade de funções e atividades relativas ao segmento; os programas podem ser realizados por meio de educação continuada, presencial ou a distância.



Venha investir em São Paulo

A Investe SP está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar o seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato com nossos especialistas no Fale Conosco.