Laranja

Maior produtor de laranja do mundo, o Estado de São Paulo responde por mais de 28,8% do total produzido no globo, de acordo com dados de 2012 do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em segundo lugar, estão os EUA, com 15,15% do total (principalmente o estado da Flórida). Os dois juntos concentram quase a metade da produção mundial. Os demais países produtores são: China (12,80%), México (6,23%) e Espanha (4,06%) - (USDA - 2012).

O Brasil produz anualmente cerca de 18 milhões de toneladas da fruta, sendo que o Estado de São Paulo é responsável por 74% desse total (IBGE – 2012).

Indústria

Moderno e avançado, o parque industrial para processamento de laranja no Estado de São Paulo conta com padrão internacional de competitividade. O Brasil representa 81,5% do comércio mundial de suco de laranja, com cerca de um milhão de toneladas, seguido pelos Estados Unidos, com pouco mais de 100 mil toneladas de suco (USDA – 2012).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações do complexo da laranja somaram US$ 2 bilhões no Estado, em 2012, sendo que 95% desse montante consistiram em suco de laranja (USDA – 2012). São Paulo conta com usinas de processamento de suco de laranja em 20 municípios, localizadas principalmente ao longo da Rodovia Washington Luiz e parte da Rodovia Anhanguera.

O Brasil destina sua produção de suco concentrado e congelado para o mercado internacional (95%) (USDA – 2012), principalmente para a Europa, enquanto a Flórida destina sua produção para o mercado doméstico (86%) e ainda importa o produto de outros países, principalmente do Brasil.

Vida saudável

Nova tendência do mercado mundial, o consumo de produtos saudáveis, ricos em sais minerais e vitaminas, está abrindo possibilidades para expansão do desenvolvimento de novos sucos, mix de frutas, néctares de laranja e elaboração de bebidas funcionais a partir do suco de laranja com forte apelo medicinal e de bem-estar. Maior produtor de sucos do mundo, São Paulo credencia-se como um espaço privilegiado de atração de novos investimentos para esse mercado.

Área de concentração dos municípios
produtores de laranja no Estado

Por que investir na produção de laranja em São Paulo?

  • Oferta abundante e alta qualidade para a produção de sucos.
  • Clima favorável e safra durante o ano todo.
  • Baixo custo de produção.
  • Proximidade do setor produtivo e do canal de escoamento.
  • Indústrias de grande escala, com navios próprios para distribuição de suco e armazéns de portos particulares.

Clique aqui para baixar arquivo em pdf com mais informações sobre o setor.

Fale Conosco

Nós convidamos você a descobrir por que o Estado de São Paulo é a escolha certa para seu negócio. A Investe São Paulo está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato pelo Fale Conosco.