Serviços Financeiros

O Estado de São Paulo é majoritário na prestação dos serviços financeiros no Brasil, considerando as atividades realizadas pelo sistema bancário, serviços de seguros e atividades mobiliárias. Segundo informações do Banco Central do Brasil (BCB), estão registradas em São Paulo 32% das operações de crédito do País (2012).

A cidade de São Paulo é o município-sede do terceiro maior aglomerado urbano do mundo e principal centro das atividades terciárias do País. Além de ser o maior centro financeiro da América Latina, abriga a sede das principais instituições bancárias nacionais e da BM&FBOVESPA S.A. – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado.

Sede da BM&FBOVESPA: uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado

A concentração do sistema bancário no Estado de São Paulo vem se aprofundando nos últimos anos, em decorrência, dentre outros fatores, do processo de reestruturação patrimonial pelo qual passou o sistema bancário nacional a partir da segunda metade dos anos 1990, motivado pela busca de ganhos de escala aliados à presença de externalidades e economias de aglomeração presentes na economia paulista. A rearticulação do setor acelerou a entrada de estrangeiros no mercado, a privatização de bancos públicos e o processo de fusões e aquisições.  

Estudos sobre o sistema bancário, parte relevante do sistema financeiro, afirmam que a concentração bancária é mais que uma sombra do grau de desenvolvimento econômico, representando também a concentração qualitativa das atividades dinâmicas da economia.

As atividades bancárias envolvem operações da mais elevada sofisticação e/ou magnitude, em que ganham importância as externalidades de localização, como qualidade da infraestrutura de comunicação, oferta de mão de obra especializada, economias de escala operacional, qualidade de foros jurídicos, entre outras.

As empresas que se instalam em São Paulo têm acesso ainda mais facilitado a diferentes modalidades de apoio financeiro via crédito para alavancar os negócios e a uma extensa gama de serviços financeiros. Além disso, podem contar com serviços de consultorias de acesso ao crédito, diagnósticos, organização de sistemas de gestão financeira, planos de negócios e estudos de viabilidade econômica e financeira. 

 

Por que investir no setor de Serviços Financeiros
no Estado de São Paulo?

  • Líder no setor, registra 32% das operações de crédito no Brasil.
  • Abriga a BM&FBovespa, uma das maiores bolsas de valores do mundo.
  • Conta com sedes dos principais bancos nacionais e estrangeiros em operação.
  • Qualidade da infraestrutura de comunicação e de foros jurídicos.
  • Oferta de mão de obra especializada e economia de escala operacional.

Clique aqui para baixar arquivo em pdf com mais informações sobre o setor.

Fale Conosco

Nós convidamos você a descobrir por que o Estado de São Paulo é a escolha certa para seu negócio. A Investe São Paulo está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato pelo Fale Conosco.