Tecnologia da Informação e Comunicação

O Estado de São Paulo constitui o mais importante polo de tecnologia da informação e comunicação (TIC) do Brasil. O setor compreende as atividades de serviços que incluem empresas voltadas para o desenvolvimento e a comercialização de programas e aplicativos de computadores, tablets e smartphones, além de consultoria, suporte técnico e manutenção de dispositivos. Destaque ainda para serviços de tratamento de dados, conteúdos de web e fabricação de equipamentos.

A indústria paulista de fabricação de equipamentos de informática e periféricos, concentra, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 40% do pessoal ocupado e 40% do valor da transformação industrial (VTI) do segmento no País. Intensiva em tecnologia, a atividade apresenta taxa de inovação superior à da indústria de transformação nacional: 54% e 38%, respectivamente (2011).

Em relação às atividades de serviços de tecnologia da informação e comunicação, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), São Paulo abriga 32% das unidades locais do País, respondendo por 44% do total dos vínculos empregatícios nacionais do setor, concentrados nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP) e Campinas, com 72% e 4% dos empregos, respectivamente (2012).

No segmento de consultoria em tecnologia da informação, destaque para a RMSP, que alcança 87% dos vínculos empregatícios da atividade no Estado. Situam-se, igualmente, no Estado de São Paulo, 39% das unidades locais e 48% do total dos vínculos empregatícios nacionais do segmento de tratamento de dados e conteúdos da internet. A concentração desses empregos também ocorre na RMSP (77%) e em Campinas (14%) – (MTE – 2012).

Programas de financiamento

Em auxílio ao setor, o Programa BNDES para o Desenvolvimento da Indústria Nacional de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (BNDES Prosoft) tem como principais objetivos a ampliação significativa da participação das empresas nacionais no mercado interno, a promoção do crescimento de suas exportações, o fortalecimento do processo de inovação e das atividades de pesquisa e desenvolvimento no setor, a promoção da difusão e da crescente utilização do software nacional no Brasil e no exterior, entre outros.

O programa financia os investimentos e os planos de negócios de empresas de software e serviços de tecnologia da informação sediadas no Brasil (BNDES Prosoft - Empresa), a comercialização no mercado interno (BNDES Prosoft - Comercialização) e as exportações (BNDES Prosoft - Exportação). 

Parque Tecnológico de Campinas – CPqD

Ambiente tecnológico onde estão instalados laboratórios de pesquisa e empresas de TIC. O complexo empresarial está situado em um terreno de 360 mil m², com infraestrutura completa de serviços, favorecendo a interação entre empresas e clientes e o aporte necessário para alinhar produtos e sistemas com padrões nacionais e internacionais.

Techno Park Campinas

Com uma área total de 524 mil m², o empreendimento está localizado junto ao entroncamento das rodovias Anhanguera (km 104,5), D. Pedro I e Bandeirantes. Conta com hotel, centro de convenções e incubadora de empresas ligadas aos setores de TIC e biotecnologia.

Parque Tecnológico de São Carlos

Tem como objetivo aumentar a competitividade do setor produtivo regional, com a participação de universidades públicas e privadas, centros de pesquisas, órgãos de governo e empresas de base tecnológica que atuam principalmente nas áreas de tecnologia de informação e comunicação, novos materiais, instrumentação eletrônica, automação e robótica, química fina e ótica.

Por que investir no setor de Tecnologia da Informação
e Comunicação em São Paulo?

Clique aqui para baixar arquivo em pdf com mais informações sobre o setor.

Fale Conosco

Nós convidamos você a descobrir por que o Estado de São Paulo é a escolha certa para seu negócio. A Investe São Paulo está sempre pronta para atendê-lo de forma rápida, eficaz e gratuita. Saiba como a Agência Paulista de Promoção de Investimentos pode assessorar seu projeto em Nossos Serviços ou entre em contato pelo Fale Conosco.