18/11/22 13h37

ABNT lança Prática Recomendada sobre neutralidade de carbono na COP-27

IPESI

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou no dia 16 de novembro, durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito, a primeira Prática Recomendada para a demonstração de neutralidade de carbono, a ABNT PR 2060. 

O anúncio foi realizado no estande Amazônia Legal pela secretária da Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso (Sema-MT) e presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Mauren Lazzaretti 

O documento traz requisitos a serem cumpridos por qualquer empresa ou entidade que busque demonstrar neutralidade de carbono por meio da quantificação, redução e compensação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) de um objeto exclusivamente identificado. 

Para tanto, a ABNT PR 2060 foi baseada em um documento do Organismo Nacional de Normalização Britânico (BSI) e modificado com novos conceitos, alinhados às normas internacionais ISO relacionadas ao tema de redução de emissões dos gases de efeito estufa. 

“O documento apresenta determinação clara de carbono neutro e um meio crível de determinar e demonstrar a neutralidade. A Prática Recomendada também incentiva as empresas e entidades a trabalhar em direção à redução das emissões de gases de efeito estufa e a alcançar reduções genuínas nessas emissões. Seu uso incentiva mudanças reais de comportamento, ajudando a impulsionar a sociedade para uma economia de baixo carbono”, explica o presidente da ABNT, Mario William Esper. 

A ABNT PR 2060, estabelece ainda um Plano de Neutralidade com os passos que as empresas devem seguir como a definição do objeto das emissões de GEE, a quantificação da pegada de carbono, declaração de compromisso com a Neutralidade de Carbono, além de metodologias para cálculo das reduções, entre outros. 

“A publicação da ABNT PR 2060 inaugura uma nova fase na implementação dos programas estaduais de descarbonização, trazendo clareza acerca das normas a serem seguidas pelo poder público e particulares. Temos convicção que o uso da PR 2060 será de suma importância para impulsionar o Programa Carbono Neutro MT 2035, conferindo segurança para todos que fizerem adesão”, afirma Mauren Lazzaretti. 

“Esse é um grande passo para que todas as discussões que têm sido feitas ao longo dos anos possam ser aprimoradas na prática, com uma metodologia clara de compensação dos gases de efeito estufa. Uma excelente iniciativa que engrandece os esforços para redução dos efeitos da crise climática”, enfatiza o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes. 

A Prática Recomendada ABNT PR 2060 foi elaborada pelo Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental do ABNT/CB-038 e está disponível no para compra no site: https://www.abnt.org.br/ 

fonte: https://ipesi.com.br/abnt-lanca-pratica-recomendada-sobre-neutralidade-de-carbono-na-cop-27/