28/08/20 14h16

Ações do Governo impulsionam economia e geração de empregos no Vale do Ribeira

Gestores apresentam detalhes de projetos para novos negócios, viabilizados por créditos liberados dentro do programa Vale do Futuro

Governo de SP

O Governador João Doria recebeu, na tarde desta quinta-feira (27), um grupo de empresários do Vale do Ribeira, em seu gabinete, no Palácio dos Bandeirantes. Os gestores foram contemplados com a liberação de créditos do programa Vale do Futuro, criado pelo Governo de São Paulo para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.

“O Vale do Ribeira dá passos largos em direção ao desenvolvimento econômico e social e à proteção ambiental. O Governo de São Paulo, através do banco Desenvolve SP, vem oferecendo financiamento a micro e pequenos empresários que queiram investir nessa região. Hoje nós demos aqui o aval para três novos projetos que estão em andamento. Ficamos felizes de verificar que pequenos empreendedores estão abraçando a ideia do Vale do Futuro”, destacou o Governador.

Durante o encontro, o Governador conheceu detalhes de três projetos apresentados pelos empresários, nas áreas de hotelaria e agronegócios. Os investimentos, feitos pela iniciativa privada com o crédito disponibilizado pelo Estado, vão impulsionar os negócios e promover a geração de emprego e renda na região do Vale do Ribeira. Também participaram do encontro os secretários da Fazenda, Henrique Meirelles, e de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, além do presidente da Desenvolve SP, Nelson de Souza.

O Estado de São Paulo já aprovou créditos no valor total de R$ 14,5 milhões para municípios e empresas privadas da região do Vale do Ribeira. Desde o lançamento do Vale do Futuro, em outubro de 2019, o Estado já liberou R$ 10,2 milhões em créditos para a região.

Desse total, R$ 7,7 milhões foram destinados à iniciativa privada e R$ 2,5 milhões para o setor público (prefeituras). Outros R$ 3,3 milhões já aprovados serão liberados nos próximos meses. Os recursos foram viabilizados por meio da agência Desenvolve SP e fazem parte de um amplo pacote de ações e políticas públicas do programa.

O Vale do Futuro é uma iniciativa que envolve todas as áreas do Governo e tem por objetivo alavancar a atividade econômica nas cidades do Vale do Ribeira; eliminar gargalos sociais de curto prazo; fomentar projetos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável; realizar obras e projetos de melhoria da qualidade de vida na região.

Até o momento, o Vale do Futuro recebeu um total de 62 propostas de contratos junto à Desenvolve SP, sendo que 45 já foram aprovadas. Outras 27 propostas estão em andamento, em fase de entrega e análise de documentação.

“O Vale do Ribeira é a região que mais demanda atenção e principalmente ações do Governo do Estado. Não é por outra razão que o Governador João Doria tomou a decisão estratégica de fazer dele o foco do principal programa social e de desenvolvimento do estado ao longo deste e dos próximos anos. O grande potencial da região já está sendo valorizado por diversas iniciativas do Executivo estadual, em conjunto com as prefeituras e a população local”, disse Marco Vinholi.

Condições especiais

A Desenvolve SP tem condições especiais para a liberação de créditos nos 22 municípios abrangidos pelo programa Vale do Futuro. Todos os contratos para investimento em máquinas, equipamentos e projetos tiveram integral isenção de juros (0%). A única exceção é para os créditos destinados a capital de giro.