11/11/14 14h17

Acordo entre MCTI e Sebrae pretende aprofundar parceria para fortalecer a inovação no Brasil

Agência Gestão CT&I

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram um acordo para aprofundar a cooperação entre as organizações com o objetivo aliar o conhecimento científico e tecnológico com o empreendedorismo para ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras e impulsionar o desenvolvimento do País. O documento foi firmado pelo ministro do MCTI, Clelio Campolina, e pelo presidente do Sebrae, Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho.

O acordo visa apoiar a promoção de ações de ações de convergência entre o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do MCTI, o Sebraetec, do Sebrae, e outros programas de inovação nas empresas, além de promover extensão tecnológica.

Uma das ações da parceria destacadas durante a assinatura foi a parceria para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Desde 2011, o Sebrae promoveu 368 atividades na semana nacional, com a participação de 5.390 empresas, em 23 unidades da federação, com investimentos em torno de R$ 4 milhões.

“Esse acordo não é um ponto de partida, mas a consolidação de uma larga cooperação. Uma gama de possibilidades a partir desse convênio serão melhoradas, otimizadas e aprofundadas”, disse o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

Para o ministro Clelio Campolina, a inserção territorial do Sebrae pode ajudar o MCTI, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e outras instituições, a acessar todo o sistema acadêmico universitário e fazer essa ponte com a entidade.

“Essa é a riqueza da aliança. A capilaridade é como acessar as pequenas e médias empresas, mobilizando a competência científica e tecnológica brasileira para a modernização dessas empresas”, afirmou o titular do MCTI.