08/01/19 12h04

Aeroportos e companhias no Brasil se destacam em ranking de pontualidade

Valor Econômico

Grandes aeroportos brasileiros e companhias aéreas com operações no país se destacaram em um ranking mundial de pontualidade para voos domésticos e internacionais. Elaborado pela OAG, maior plataforma global de acompanhamento, o relatório considera partidas e chegadas com até 15 minutos de atraso.

 Latam e Azul ficaram, respectivamente, na sétima e na oitava posições. Mais de 85% de seus voos, com mínima variação na casa decimal, decolaram e pousaram nos horários previstos (dentro da tolerância máxima de 15 minutos). A panamenha Copa Airlines teve o melhor desempenho em 2018.

 Concessionárias privadas e a estatal Infraero apresentaram bons resultados na categoria de operações aeroportuárias. Entre os aeroportos de dimensão média (com oferta de 5 milhões a 10 milhões de assentos comerciais por ano), quatro aeroportos brasileiros figuram entre o terceiro e o sexto lugares: Viracopos (SP), Recife (PE), Santos Dumont (RJ) e Confins (MG) - pela ordem. A Cidade do Panamá liderou o ranking.

 Entre os grandes aeroportos (10 milhões a 20 milhões de assentos nos voos), Brasília e Congonhas (SP) despontam como terceiro e sexto colocados, respectivamente. A liderança coube ao terminal de Osaka (Japão). Na categoria chamada em inglês de "major airports", Guarulhos ostenta a décima posição e o russo Sheremetyevo (um dos terminais em Moscou) ficou em primeiro.

 Para o novo secretário de Aviação, Ronei, Glanzmann, a performance positiva reflete a sintonia entre os diversos agentes do setor - empresas aéreas, operadoras aeroportuárias, governo, sistema de controle de tráfego e agência reguladora -, bem como o trabalho de coordenação liderado pelo Conaero (comissão das autoridades aeroportuárias).

 Glanzmann também ressaltou o aprendizado brasileiro com o chamado "apagão aéreo" de 2006 e com grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.