14/08/07 11h32

Agora estratégica, exportação das cooperativas cresce 34% até junho

Valor Econômico - 14/08/2007

Responsáveis por um faturamento global de R$ 100 bilhões (US$ 53,2 bilhões) em 2006, as cooperativas brasileiras transformaram a exportação em uma nova estratégia de sustentação de seu crescimento. Com foco em nichos específicos de novos mercados da Ásia e do Oriente Médio, as sociedades fecharam o primeiro semestre deste ano com embarques totais de US$ 1,45 bilhão, um desempenho 34% superior aos US$ 1,08 registrado em igual período do ano passado. As vendas do segmento têm crescido a um ritmo bem mais acelerado do que as exportações do agronegócio, que cresceram 25% no mesmo período, e os embarques globais do país (20%). Com isso, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) reviu sua projeção de embarques para o ano de US$ 3,2 bilhões (+13%) para US$ 3,5 bilhões (+24%) - em 2006, as vendas somaram US$ 2,83 bilhões. As exportações das cooperativas fogem do perfil tradicional das vendas do agronegócio em geral. O segmento sucroalcooleiro lidera o ranking das organizações, com vendas de US$ 548,4 milhões (+44%), sobretudo para Arábia Saudita, Emirados Árabes e Nigéria. Há dez anos no topo dos embarques do agronegócio, o complexo soja fica em segundo quando se analisa as vendas das cooperativas - US$ 374,4 milhões (+35%) neste primeiro semestre. Os maiores compradores são China, Alemanha e Holanda. Em franca expansão, as exportações do complexo carnes cresceram 28% no período, para US$ 279,2 milhões, principalmente para Rússia, Japão e Holanda. Café (US$ 142,2 milhões), cereais (US$ 42,6 milhões) e lácteos (US$ 13,2 milhões) completam a pauta do setor.  As dez maiores cooperativas brasileiras, pelo critério de faturamento informado ao mercado, são Coopersucar (São Paulo-SP), Coamo (Campo Mourão-PR), Aurora (Chapecó-SC), Itambé (Belo Horizonte-MG), C.Vale (Palotina-PR), Lar (Medianeira-PR), Cooxupé (Guaxupé-MG), Carol (Orlândia-SP), Cooagri (Dourados-MS) e Cocamar (Maringá-PR). Também figuram Agrária (Guarapuava-PR), Integrada (Londrina-PR), Comigo (Rio Verde-GO) Coopercitrus (Bebedouro-SP), Cooperalfa (Chapecó-SC), Copacol (Cafelândia-PR), Coopavel (Cascavel-PR), Frimesa (Medianeira-PR).