08/08/07 11h43

Agroindústria cresce 4,6% no semestre, aponta IBGE

Valor Econômico - 08/08/2007

O aumento da produção e a elevação de preços internacionais fizeram com que a agroindústria brasileira encerrasse o primeiro semestre com a maior expansão desde o início da série histórica em 1992. No período, o crescimento chegou a 4,6%, segundo o IBGE. No ano passado, apresentou expansão de 1,5%. A agroindústria corresponde a cerca de 15% do total da indústria brasileira. A agricultura, que detém maior peso no índice, cresceu 4,2%. Já a pecuária, 4,9%. A soja e o milho foram favorecidos pela maior produtividade e pelos bons preços internacionais. Segundo Fernando Abritta, economista da Coordenação de Indústria do IBGE, a demanda pela soja brasileira cresceu, pois os americanos reduziram o plantio da soja para cultivar milho com vistas à produção de álcool. Já a produção de suco de laranja no Brasil, que subiu 39,9%, foi beneficiada pela quebra da safra na Flórida, que elevou a cotação internacional do produto. O IBGE prevê para este ano safra recorde de 133,4 milhões de toneladas, um crescimento de 14,0% em comparação à obtida em 2006 (117,0 milhões de toneladas). Segundo Abritta, com o bom desempenho da lavoura e favorecido pelos bons preços internacionais, os agricultores conseguiram investir em máquinas e equipamentos e quitar dívidas antigas. Os investimentos em máquinas e equipamentos registraram alta de 31,5%. Além disso, o uso de defensivos cresceu 9,9%, devido à maior utilização nas lavouras de soja, milho e cana-de-açúcar. "O agricultor esteve mais capitalizado e conseguiu investir em máquinas e equipamentos", afirmou. A pesquisa constata ainda que a produção de aves cresceu 11,2% e a de bovinos e suínos subiu 6,2%. Por outro lado, a produção de leite caiu 7,5%. Só no segundo trimestre, o recuo foi de 11,3%.