17/12/19 13h43

Air Canada lança stopover gratuito em São Paulo

Neste ano, em parceria com o Governo de SP, outras três companhias aéreas que operam no Brasil também anunciaram o serviço

Governo do Estado de São Paulo

A companhia aérea Air Canada lançou na última quarta-feira (11), o serviço de stopover gratuito em São Paulo. A partir de agora, os passageiros da empresa que voarem de ou para outros destinos do Brasil poderão fazer uma parada e aproveitar um pouco das atrações do Estado, como eventos culturais, explorar a gastronomia ou encontros de negócios, sem que isso aumente o valor da passagem.

Desde agosto, em parceria com o Governo de SP, outras três empresas lançaram esse tipo de serviço: GolAzul e Latam. “O stopover representa um passo adiante para gerar movimento turístico no Estado de São Paulo. O maior portão internacional de entrada do país é o Aeroporto Internacional de Guarulhos. Ganha a economia paulista com mais turismo, mais frequência na ocupação de hotéis e serviços diversos”, disse o Governador.

“O anúncio da Air Canada representa mais um resultado positivo do programa ‘São Paulo Pra Todos’, que tem entre seus compromissos a promoção do stopover. Ao oferecer ao turista a chance de fazer uma parada, damos a ele tempo para conhecer nosso estado. Isso pode estimular ainda mais o turismo paulista, que já cresceu no primeiro semestre e deve fechar o ano em torno de 6% superior a 2018, muito acima de toda a economia do país”, afirmou Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo.

A novidade foi divulgada em paralelo ao início da rota de Montreal a Guarulhos, operada a partir deste mês de maneira sazonal. “Nos últimos quatro anos a demanda cresceu 75% e temos agora cerca de 200 mil brasileiros viajando ao Canadá, anualmente. Nos voos de Montreal a São Paulo temos 90% de ocupação já no mês de estreia e a rota via Toronto chega a 96% em período de alta temporada”, disse o gerente geral para o Brasil da Air Canada, Giancarlo Takegawa.

Os voos entre São Paulo e Montreal serão operados três vezes por semana, de 11 de dezembro a 27 de março de 2020, em aeronaves Boeing 787-9 Dreamliner de 298 assentos. Em março de 2020, a Air Canada pretende aumentar a capacidade entre São Paulo e Toronto com a chegada do Boeing 777-300ER, com 400 lugares. O sucesso das operações na rota, cuja taxa de ocupação está acima dos 85%, incentivou a empresa a ampliar a oferta de assentos, de acordo com a companhia.

São Paulo Pra Todos

Lançado em fevereiro, o programa São Paulo Pra Todos reduziu a alíquota do ICMS que incide sobre o querosene de aviação no Estado, de 25% para 12%. Segundo estudos do setor, o combustível representa em torno de 40% do custo operacional total das empresas.

Com a redução do imposto, o Governo de São Paulo pediu contrapartidas para aumentar o fluxo de pousos e decolagens dentro do Estado, principalmente em cidades que ainda não eram atendidas por linhas comerciais regulares. Como resultado, já foram anunciadas mais de 700 novas frequências semanais em São Paulo, das quais 603 em operação para outros Estados, segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Algumas companhias também se comprometeram a exibir nas aeronaves o vídeo da campanha de marketing do Governo de São Paulo, que mostra os atrativos turísticos do Estado.