30/01/18 14h18

Ajinomoto celebra 40 anos com ampliações em Limeira

Empresa anuncia melhorias e nova linha de produção de insumos industriais

Investe São Paulo

Em 1977, a via Anhanguera (km 131, sentido interior de São Paulo) recebia a que viria a ser uma das principais plantas para a produção de alimentos, insumos e aminoácidos do mundo. A Ajinomoto inaugurava sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de Limeira, onde 258 funcionários eram responsáveis por abastecer a indústria alimentícia do país com o glutamato monossódico (MSG). Um ano mais tarde, o produto fabricado no Brasil estaria disponível no varejo.

Quatro décadas depois, agora com mais de 1,8 mil colaboradores, a fábrica que possui 1.489.000 m² de área total e 300.000 m²de área construída,é a principal produtora mundial de MSG. Também é de lá que saem para o Brasil e para o mundo os produtos das divisões de Alimentos (varejo e Food Service) e de Agronegócios, além dos aminoácidos utilizados nas indústrias farmacêutica, esportiva e cosmética.

Para celebrar o 40º aniversário, a unidade aumenta ainda mais sua importância nos negócios da companhia. Além da fabricação de marcas já conhecidas dos consumidores, como SAZÓN®, MID® e FIT™, a planta de Limeira passa a produzir também a ACTIVA®, um dos principais produtos da divisão de Food Ingredients, utilizado principalmente na indústria de cárneos.

A ampliação da planta de Limeira foi viabilizada como parte do pacote de investimentos de R$ 325 milhões, realizados pela Ajinomoto do Brasil entre os anos fiscais de 2014 e 2016, gerando mais 175 novos postos de trabalho, expandindo as linhas atuais da Divisão de Alimentos e novas especialidades, sempre em parceria com a Investe SP – Agência de Promoção de Investimentos e Exportações ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, que fornece  todo o apoio necessário para a concretização destes investimentos.

“A planta instalada em Limeira é fundamental para a atuação da Ajinomoto do Brasil no mundo”, comenta Carlos Takata, Diretor Industrial da unidade. “Além da ótima oferta de matéria-prima e de mão de obra, a região em que está localizada é estratégica por facilitar o escoamento dos produtos e garantir o abastecimento dos mercados interno e externo”.

“Essa já é a segunda expansão da Ajinomoto que apoiamos em São Paulo, o que mostra a confiança da empresa no desenvolvimento do Estado e na importância de nosso mercado consumidor”, afirma Sérgio Costa, Diretor de Negócios da Investe SP.

Com produção aproximada de 150.000 toneladas por ano, a planta de Limeira é uma das responsáveis por colocar a unidade brasileira entre as três mais importantes do Grupo Ajinomoto fora do Japão, exportando produtos para países da América Latina, Europa, Ásia e África.

 Próximo triênio

Com a expectativa de que a economia demonstre sinais de recuperação, a Ajinomoto do Brasil trabalha para nos próximos anos continuar crescendo e investindo no país para atender às necessidades dos brasileiros.

Os grandes compromissos da empresa são o de contribuir para alimentação e o bem-estar em todo o mundo, para que todos tenham uma vida melhor no futuro e, para isso, a Ajinomoto conta com a biociência de ponta e sua tecnologia. O outro ponto de destaque é o de ajudar a resolver questões sociais e gerar a criação de valor econômico, que internamente é chamado de ASV (Ajinomoto Shared Value ou Criação de Valor Compartilhado da Ajinomoto).

Entre 2017 e 2019, a empresa possui um pacote de investimentos de mais de R$ 400 milhões, que serão investidos nas fábricas para expansão de produção, automações, entre outros.

 “Investindo em nossas unidades, poderemos contribuir para o fortalecimento e crescimento da economia, além de aprimorar nossos projetos de sustentabilidade. Com isso, esperamos estar ainda mais próximos das cidades em que estamos presentes e colocar em prática os valores da Ajinomoto”, finaliza Takata.