22/05/14 16h19

Alstom inaugura seu primeiro Centro Global de Tecnologia Hidrelétrica na América Latina

CTG foi instalado na unidade da empresa em Taubaté, uma das maiores do mundo, e representa investimento de 8 milhões de euros

Investe SP
Divulgação
O Centro reunirá toda a expertise técnica da Alstom em produtos hidrelétricos em uma única localidade

A Alstom inaugurou nesta quinta-feira, 22 de maio, seu primeiro Centro Global de Tecnologia hidrelétrica (GTC) na América Latina, em Taubaté (SP). O novo centro é uma importante extensão da atual unidade industrial hidrelétrica de Taubaté, uma das maiores do mundo, com quase 2.000 funcionários. O GTC representa um investimento de €8 milhões, com 15 funcionários dedicados exclusivamente a ele.

A Alstom apoiará, com este Centro, a crescente necessidade de geração de energia do Brasil, desenvolvendo tecnologia Kaplan, para usinas hidrelétricas de baixa queda, entre 15 e 60 metros. Estas plantas são capazes de se adaptar a variações de vazão do rio, permitindo assim, a produção de energia durante todo o ano, em períodos de enchentes e também de seca. O Brasil responde por 45% do futuro mercado Kaplan mundial para novas centrais elétricas.

O diretor da Investe São Paulo Sérgio Costa participou do evento com o Vice Presidente Sênior de Operações Hydro Mundial da Alstom, Jacques Hardelay o presidente da Alstom Brasil, Marcos Costa e outras autoridades locais.

O novo Centro de Tecnologia reforça uma rede mundial de centros localizados em Grenoble (França), Birr (Suíça), Baroda (Índia), Sorel-Tracy (Canadá) e Tianjin (China), e contribuirá para o desenvolvimento de soluções tecnológicas para projetos em todo o mundo, em particular na América Latina, atendendo às necessidades específicas da região.

Ele reunirá toda a expertise técnica em produtos hidrelétricos em uma única localidade (turbinas, geradores, controle, equipamentos hidromecânicos e balance-of-plant, bem como serviços para usinas hidrelétricas).

O centro aproveitará a expertise de fabricação existente do Grupo, e as instalações industriais locais do site Taubaté. Ele contará com uma plataforma de testes para modelos de turbinas dentro do estado da arte. O GTC vai se beneficiar de importantes parcerias com empresas brasileiras de engenharia, institutos e universidades, como a Unifei (Universidade Federal de Itajubá), Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) e ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) para o futuro financiamento de mestrados e doutorados relacionados ao mercado hidrelétrico.

“A inauguração do GTC brasileiro representa um importante marco para o desenvolvimento da Alstom no país e no mercado de renováveis. Ele nos beneficiará por propiciar um retorno de experiência de especialistas e engenheiros de P&D altamente qualificados, localizados perto dos nossos clientes e por melhorar continuamente os produtos que projetamos", disse Jacques Hardelay, Vice Presidente Sênior de Operações Hydro Mundial.

A Alstom é fornecedora e prestadora de serviços líder mundial em equipamentos hidrelétricos. Com mais de um século de experiência e know-how extensivo na indústria hidrelétrica, as turbinas e os geradores hidrelétricos da Alstom instalados ao redor do mundo representam mais de 25% da capacidade hidrelétrica total. No Brasil, a empresa já forneceu mais de 100 turbinas nos últimos 10 anos. Na América Latina, a Alstom está atualmente fornecendo equipamentos para vários projetos com tecnologia de baixa queda: Cachoeira Caldeirão, Santo Antonio, Jirau, Santo Antonio do Jari e Baixo Iguaçu, no Brasil, e Manduriacu, no Equador.

Leia mais

Inovação, Ciência e Tecnologia no Estado de São Paulo
Brasil fecha acordo com Reino Unido para cooperação em P&D
Ericsson cria nova unidade de P&D com foco em cidades inteligentes