16/06/14 15h35

Apex Brasil projeta gerar R$ 6 bilhões em novos negócios

Empresários de 104 países participam de evento da agência entre os jogos do Mundial

Brasil Econômico

A Agência de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex) espera que a realização de rodadas de negócios que está promovendo com 2.300 empresários e investidores de 104 países durante a Copa do Mundo gere R$ 6 bilhões nos próximos 12 meses.

O presidente da Apex, Mauro Borges, afirmou que estes profissionais que estão no Brasil avaliam de forma positiva a estrutura dos potenciais parceiros brasileiros e também a criatividade das empresas nacionais. Por isso, a previsão otimista diante de futuros negócios.

“O montante de R$ 6 bilhões que projetamos inclui nossas exportações para países parceiros, mais o volume de investimentos que podemos atrair para o Brasil. Esse resultado depende de negócios gerados nesses encontros realizados antes e depois de cada jogo. Na Copa das Confederações o resultado alcançou US$ 3 bilhões. Na Copa do Mundo, dobraremos essa cifra”, diz Borges.

Segundo ele, os empresários estrangeiros vão se encontrar com representantes dos setores brasileiros de tecnologia e saúde; casa e construção; alimentos, bebidas e agronegócios; moda; máquinas e equipamentos; economia criativa e serviços. São mais de 800 reuniões de negócios que estão sendo organizadas pelas empresas e entidades setoriais parceiras. O evento inclui ainda encontros com compradores, palestras, seminários, visitas a fábricas, fazendas, laboratórios e outras instalações produtivas.

Borges destacou que os setores de casa e construção, tecnologia de informação e alimentos deverão ser os mais beneficiados com a ação da Apex. O projeto reúne mais de 700 empresas e entidades setoriais brasileiras e tem ações previstas em 12 jogos do mundial, em cinco cidades que sediam o evento: São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Os resultados apresentados na Copa das Confederações estimularam a agência a criar uma segunda fase do evento, tendo a Copa do Mundo como pano de fundo. Ele avalia que o ambiente de eventos esportivos ajuda na realização de negócios e é um chamariz importante. “Estar com a atenção do mundo, com os holofotes da mídia internacional e com o interesse de vários empreendedores é uma oportunidade única. Esse é o momento de trazer esse empresário para conhecer o potencial que temos aqui”, diz ele.

Entre os países que estarão presentes com delegações de empresários, destacam-se os Estados Unidos, a Argentina, o Paraguai, o Uruguai, o Chile, o México, o Japão, a Itália e os Emirados Árabes.

Borges destaca que o Brasil é o segundo maior mercado mundial de cosméticos, além de ter posição de relevância em diferentes outros segmentos, como na indústria de alimentos e de calçados. “Quando esse empresário vem e vê este país com toda essa oportunidade e toda essa tecnologia, ele se surpreende. É um momento extremamente oportuno e dificilmente teríamos a atenção nessa magnitude se não fosse um projeto com a amplitude da Copa do Mundo”, avalia o presidente da Apex.