14/09/22 11h49

ApexBrasil e Amazon Brasil renovam colaboração para promover mais de mil empresas brasileiras no e-commerce americano

Comex do Brasil

Para ampliar a inclusão e a promoção de empresas brasileiras no mercado americano de e-commerce, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Amazon Brasil, varejista com atuação em diversos países, assinaram um novo Memorando de Entendimento (MoU) nesta terça-feira (13), em São Paulo. 

O novo termo de colaboração prevê a continuação de ações voltadas à capacitação para empresas brasileiras venderem seus produtos no e-commerce americano, por meio do site da Amazon.com nos EUA. A assinatura ocorreu no primeiro dia da 3a edição do E-Xport Meeting, tradicional encontro realizado pela ApexBrasil voltado para a internacionalização das empresas brasileiras por meio do comércio eletrônico internacional. 

As ações previstas no documento vão ajudar empresas brasileiras a exportarem para os EUA, através de iniciativas de apoio na seleção de produtos a serem exportados, tradução das ofertas, emissão da documentação requerida para exportação e relacionamento com operadores logísticos. 

A Amazon auxilia os vendedores parceiros brasileiros por meio de ferramentas internas de gestão e/ou de uma rede de prestadores de serviços credenciados para serviços que não são prestados, diretamente, pela própria Amazon, como por exemplo, Logística Internacional. 

Para apresentar a oportunidade às empresas brasileiras, serão realizados webinars de capacitação e treinamento para que possam ampliar seu conhecimento sobre a exportação via lojas onlines internacionais e formas de operar no site Amazon.com. O acesso aos conteúdos será gratuito via portal da ApexBrasil. 

O memorando prevê ainda que, por meio de editais, a ApexBrasil seguirá selecionando empresas brasileiras para a formação de turmas de desenvolvimento e adesão ao Programa de Vendas Internacionais da Amazon.com. 

O programa viabiliza que as empresas brasileiras possam vender nos EUA diretamente pelo site Amazon.com a partir da sua própria conta da Amazon no Brasil, além de utilizar os serviços de armazenagem e entrega da Amazon nos EUA. As empresas selecionadas receberão atendimento de um gerente da Amazon durante o processo de criação da conta, abertura da loja, até o início das vendas. 

Com a celebração de um ano de colaboração entre ApexBrasil e Amazon, cerca de 250 empresas já foram atendidas pelo programa e muitas delas já realizam vendas na Amazon.com. Com a renovação do Memorando de Entendimento, a expectativa é atender mais de mil empresas nos próximos dois anos. 

O sucesso foi citado durante a cerimônia de assinatura, que contou com a presença do presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, e do diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil, Ricardo Garrido, além do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, do presidente da ESPM, Dalton Pastore, e do vice-presidente da Câmara Brasileira de Economia Digital, Leonardo Elias. 

“É um prazer enorme, por meio dessa parceria, oferecer aos nossos clientes, as empresas brasileiras, essa oportunidade de capacitação para facilitar e promover a inserção deles nessa plataforma tão importante. Entrar na Amazon é entrar no mundo”, afirmou Pestana. Ele reforçou ainda que a finalidade do acordo converge com os objetivos da ApexBrasil de ampliar a qualificação das empresas brasileiras e sua competitividade para o mercado internacional. 

Para o diretor da Loja de Vendedores Parceiros da Amazon Brasil, Ricardo Garrido, a colaboração vai possibilitar ações voltadas à capacitação e ampliarção da oferta de produtos brasileiros no comércio americano. “A Amazon tem como um de seus principais pontos de compromisso com o Brasil o apoio e fomento das pequenas e médias empresas. Vender na Amazon – inclusive internacionalmente – é muito fácil, estendendo aos nossos vendedores parceiros a mesma obsessão que temos por nossos clientes, e aprofundamos isso com a colaboração com a ApexBrasil”, afirma Garrido. 

Caso de sucesso 

A Floridis, que produz vasos de polietileno para plantas, é uma das empresas brasileiras que participou das turmas de aceleração para vender na Amazon.com em 2021. Segundo a sócia e diretora de Marketing e Comércio Exterior da empresa, Renata Cabezas, a Floridis já nasceu pronta para exportar, seguindo todos os requisitos básicos necessários. Ela conta que, em 2017, a empresa recebeu apoio da ApexBrasil por meio do Programa de Qualificação para Exportação, o Peiex, e participou de feiras internacionais e rodadas de negócios em diversos países, o que foi fundamental para se preparar para o mercado internacional. 

Hoje, a empresa já exporta para 16 países e tem também uma loja física nos Estados Unidos. “Entrar na Amazon e vender para o mercado americano só foi possível com esse apoio da ApexBrasil. Ainda mantemos o contato com a gerente de conta da Amazon que nos atendeu durante o programa e está sempre nos ajudando com os ajustes necessários”, conta Renata. 

Ela acrescenta que as informações passadas nos webinars são fundamentais para ter sucesso no site da Amazon. Hoje, a empresa já tem a própria loja dentro da Amazon.com e está se preparando para investir nos anúncios. Para o CEO da empresa, Eduardo Cabezas, vender no e-commerce tem muitas vantagens. “Você vende enquanto você dorme e isso é maravilhoso”, conclui. 

O próximo edital para a abertura de novas turmas de aceleração estará disponível a partir do dia 13 de setembro no portal da ApexBrasil. Acesse aqui. 

E-commerce americano 

O comércio eletrônico dos Estados Unidos deverá ultrapassar a marca de US$ 1 trilhão pela primeira vez ainda neste ano, de acordo com dados oficiais do governo norte-americano. Em 2021, o comércio digital alcançou receitas de US$ 960 bilhões nos EUA. Só no primeiro semestre de 2022, as vendas on-line cresceram 7% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo US$ 508 bilhões. Hoje, mais de 50% das lojas nos Estados Unidos são totalmente digitais. 

Atualmente, são mais de 260 milhões de consumidores digitais, com penetração próxima a 75% da população. Só nos Estados Unidos, a perspectiva é que o comércio digital chegue a US$ 1.9 trilhões em 2026, caso se mantenha uma taxa média de crescimento anual de 15%. Para incrementar o potencial em vista, estima-se que 35% do consumo total do consumidor norte-americano seja efetuado em canais digitais já em 2025. 

Programa de Vendas Internacionais da Amazon 

É a oportunidade para os vendedores parceiros expandirem seus negócios para os Estados Unidos através da Amazon Brasil, alcançando milhões de novos clientes. Com esse programa, os vendedores parceiros qualificados contam, por exemplo, com benefícios e facilidades, como o suporte nas ferramentas de venda e promoção de seus produtos. Vendedores podem se beneficiar da logística da Amazon nos Estados Unidos, além de acessar uma rede de prestadores de serviços que podem auxiliar em todas as etapas do processo de venda e envio. Veja aqui mais detalhes sobre o programa. 

E-Xport Meeting 2022 

Tradicional encontro realizado pela ApexBrasil, o E-Xport Meeting começou sua terceira edição nesta terça-feira (13), no Campus da ESPM em São Paulo, de forma híbrida. De 13 a 16 de setembro serão 4 dias de palestras, casos de sucesso, rodadas de negócios e oficinas sobre os temas mais relevantes do e-commerce internacional. Ao longo do evento, estão previstas ainda rodadas de negócios presenciais entre empresas brasileiras e fornecedores de soluções para o comércio eletrônico internacional. 

No segundo dia do evento, quarta-feira (14), haverá palestra sobre o e-commerce nos Estados Unidos com o Market Intelligence Officer do escritório da ApexBrasil em Miami, Cristiano Laux, e apresentação da Amazon sobre o Programa de Vendas Internacionais. Na ocasião, além de outras atrações, a empresa Floridis também vai relatar sua trajetória e experiência com e-commerce. A programação completa do evento está disponível no site https://apexbrasil.com.br/e-xportmeeting-2022 

Serviço 

E-Xport Meeting 2022 – Semana do E-commerce Internacional

Data: 13 a 16 de setembro

Para participar, basta se inscrever no link. 

fonte: https://www.comexdobrasil.com/apexbrasil-e-amazon-brasil-renovam-colaboracao-para-promover-mais-de-mil-empresas-brasileiras-no-e-commerce-americano/