17/09/21 11h33

APL de cerveja terá aporte de R$ 490 mil

Tribuna Ribeirão

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Cervejas Artesanais de Ribeirão Preto foi selecionado para receber investimentos da ordem de R$ 490 mil do Programa de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo. O grupo de entidades que fazem parte do APL apresentou, por meio do Polo Cervejeiro, um dos núcleos do Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), um projeto para equipar o Centro Multidisciplinar de Tecnologia Cervejei­ra do Instituto Federal de São Paulo – Campus Sertãozinho. 

A verba será utilizada para aquisição de equipamentos para análise de qualidade físico-química e microbiológica de produtos e insumos e também para a digitalização e automação da planta piloto do Instituto. “Os alunos do curso técnico terão acesso a essa infraestrutura supermoderna e também poderemos ofertar cursos de curta duração e de extensão específicos, desenvolver pesquisa e inovação e prestar serviços de análise para as cervejarias”, ex­plica o coordenador do proje­to, Jean Rodrigues. 

Além do Polo Cervejeiro da Acirp e do Instituto Federal de São Paulo, fazem parte da go­vernança do Arranjo Produtivo Local o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O APL das cervejarias artesanais abrange 18 fábricas e diversas empresas que empregam mais de 450 trabalhadores. 

“O alto custo dos equipamentos acaba sendo proibitivo para uma pequena ou mesmo média cervejaria adquiri-lo e mantê-lo. Ao mesmo tempo, uma indústria sozinha acaba não tendo demanda que justifique o investimento. Daí a vantagem do associativismo: juntas, as empresas, ainda que de um mesmo setor e concorrentes ente si, conseguem se beneficiar mutuamente”, explica o presi­dente da Acirp, Dorival Balbino. 

Para Rodrigo Natal Duarte, um dos representantes do Polo Cervejeiro, o aporte vem para coroar o trabalho do polo, que começou em 2012 e seguiu consistente ao longo destes anos muito em função do apoio da Acirp, tendo sido reconhecido como APL pelo governo do estado em 2018. “Este investimento é um passo importante e consolida o Instituto de Sertãozinho como referência em pesquisa e formação de mão de obra para micros, pequenas e médias cer­vejarias no Brasil”, avalia. 

Novos investimentos

Os recursos do Programa de Fomento serão destinados a equipamentos para espectrofotometria para análise de cor e amargor (IBU) e compostos desejáveis e indesejáveis que fazem parte das cervejas, bem como para medição de gases dissolvidos que impac­tam diretamente no tempo de prateleiras das bebidas. 

Entre as verificações físico­químicas possíveis no novo laboratório estão análise de extrato, teor alcoólico, calorias e análise de insumos como malte e lúpulo, este último já cultivado na região de Ribeirão Preto. Também serão adquiridos equipamentos para complementar as análises microbiológicas já realizadas pelo Instituto. 

A cervejaria piloto do ins­tituto receberá sensores, investimentos em sistema de auto­mação e data cloud visando a digitalização de processos e estudos na área da chamada Indústria 4.0 dentro da área de engenharia. O Polo Cervejeiro é um dos núcleos setoriais do Pro­grama Empreender da Acirp. 

Fundado no dia 11 de novembro de 2015, congrega sete cervejarias artesanais de Ribeirão Preto e região. O número de cervejarias está aumentando no Brasil. De acordo com o Anuário da Cerveja 2020, divulgado em 30 de abril pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), existem 1.383 cervejarias registradas no país. O número é 14,4% maior do que o registrado no ano an­terior, de 1.209. São 174 a mais. 

No caso dos municípios, o maior crescimento foi o registrado em Ribeirão Preto (aumento de 50%) e São Paulo (44%). O parque cervejeiro ribeirão pretano em 2020, segundo o anuário, era de 15 unidades, contra dez do ano anterior – eram oito em 2018 e sete em 2017. 

fonte: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/apl-de-cerveja-tera-aporte-de-r-490-mil/