27/03/23 11h40

Aquishow Brasil, em Rio Preto, é lançada com expectativa de faturar 15,3% mais

Prefeitura de Rio Preto irá injetar R$ 200 mil na estrutura da feira

Diário da Região

Com projeção de aumento no volume de movimentação financeira de 15,3%, foi lançada nesta sexta-feira, 24, na sede da Prefeitura de Rio Preto, a 12ª edição da Aquishow Brasil, feira voltada ao mercado de aquicultura. O evento, que contará com aporte do Executivo da ordem de R$ 200 mil, será realizado entre os dias 23 e 25 de maio, no Instituto da Pesca, região Sul de Rio Preto.

O otimismo para o evento é alimentado pela boa expectativa de negócios. No ano passado, a Aquishow movimentou R$ 130 milhões em negócios fechados e orçamentos e neste ano projeta movimentar R$ 150 milhões. Em 2022, 6 mil pessoas de 20 países passaram pelo evento. Neste ano, a projeção é receber 8 mil visitantes.

A feira, que ganhou corpo em Santa Fé do Sul, passou a ser realizada em Rio Preto em 2022 em função da facilidade logística para receber visitantes de todo o Brasil e do exterior. Os ingressos para o evento já começaram a ser vendidos.

Segundo a organização do evento, o pavilhão será expandido para 7 mil metros quadrados de área construída, suficiente para abrigar 90 estandes comerciais, um auditório principal, cinco salas de reuniões e uma praça de alimentação, com restaurante temático e food trucks. Haverá, ainda uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom, de mais de um hectare, com 26 viveiros escavados, 12 viveiros revestidos e 16 viveiros de terra.

“A gente espera um evento muito melhor que o ano passado. O evento tem capacidade de se fazer muito mais fácil e melhor em Rio Preto pelas condições que a cidade oferece, de aeroporto, logística, hotelaria, restaurantes. A área do Instituto da Pesca é muito boa para fazer eventos, e isso funcionou legal o ano passado”, afirma Emerson Esteves, presidente da Aquishow, que confirmou a presença de caravanas internacionais para participar da feira.

Produção

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR) o Brasil é o quarto maior produtor de tilápia do mundo, atrás apenas de China, Indonésia e Egito.

“A gente está no período da quaresma com uma oferta mais baixa da tilápia do que normalmente temos nesse momento. Isso é decorrente das condições climáticas que a gente vem enfrentando nos últimos anos: seca, estiagem e um inverno mais rigoroso em 2022, o que ocasionou uma reprodução mais tardia dos peixes", disse.

Segundo Esteves, não deu tempo de repor todo o povoamento de alevino na época correta para chegar à quaresma. “O preço da tilápia no mercado está 35% a 40% mais caro do que no mesmo período do ano passado. E isso aumenta o lucro do produtor e gera essa expectativa, porque o setor vive um bom momento”, disse Esteves.

Investimento

Segundo o secretário da Agricultura de Rio Preto, Pedro Pezzuto, a Prefeitura de Rio Preto fara um aporte de R$ 200 mil em infraestrutura para receber a feira. O governo federal também fará um aporte, segundo a organização da Aquishow, da ordem de R$ 300 mil. O contrato será celebrado nos próximos dias. O custo total da feira está estimado em R$ 1 milhão.

“O governo municipal ajuda na parte de infraestrutura para proporcionar um ambiente de negócios, de tecnologia e a Aquishow e o Instituto da Pesca, do governo do estado de São Paulo, trazem toda essa bagagem técnica. Nós entramos com um aporte de investimento financeiro do fundo de desenvolvimento agropecuário da secretaria de Agricultura”.

O prefeito Edinho Araújo também comentou sobre a importância do evento para a cidade. “Quando se tem um segmento que se fortalece a cada ano, é preciso que tenhamos uma vitrine e a feira é uma oportunidade para a exposição do produto. Como vivemos no tempo da comunicação, da inovação, é preciso que isso seja feito de forma organizada. É um fator a mais pra movimentar nossa economia”, afirmou.

O quê: 12ª Aquishow Brasil

Quando: De 23 a 25 de maio

Visita técnica: dia 26 de maio, na Global Peixe Alevinos, em Esmeralda

Onde: Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental – Instituto de Pesca