28/08/19 13h58

Araraquara é estratégica no transporte de celulose para o mercado externo

Em 12 meses de operação, 160 mil toneladas de celulose, produzida no Mato Grosso do Sul, passaram pela cidade

A Cidade ON

Araraquara está no centro de uma grande operação logística para levar celulose de uma fábrica no Mato Grosso do Sul para países como China e Vietnã. Antes de cruzar oceanos, a matéria-prima passa pelo terminal de cargas de Araraquara e segue em contêineres até o Porto de Santos, no litoral sul Paulista. 

Desde Setembro de 2018, a Eldorado Brasil Celulose, em Três Lagoas (MS), responde por toda carga abastecida no terminal. Em praticamente 12 meses de operação, 160 mil toneladas de celulose passaram pela cidade - cerca de 550 contêineres por mês. 

 

Logística

A matéria-prima, utilizada na produção de papel, percorre 450 quilômetros em caminhões até chegar a Araraquara. Em seguida, é transferida para contêineres, que seguem até Santos. 

Com o uso da ferrovia, cinco mil caminhões deixam de seguir até o litoral paulista por ano. 

O gerente-geral de logística da Eldorado Brasil Celulose, Flávio Da Rocha Costa, explica que Araraquara é estratégica porque fica bem centralizada no interior de São Paulo. "Ao invés de percorrer todo este caminho, com a necessidade de enviar 5 mil caminhões para Santos, a gente consegue transportar isso através de container; muito mais prático e muito mais produtivo", diz. 

 

Como seria

Para se ter uma ideia, para levar 50 contêineres seriam necessários entre 30 e 50 caminhões. Porém, esta quantidade é possível em uma única viagem de trem. 

Sem o terminal de Araraquara para fazer este meio-campo, os caminhões precisariam transportar a celulose até o Porto de Santos e voltar até a empresa no Mato Grosso do Sul; esta operação levaria entre 3 e 5 dias. 

Flávio da Rocha Costa justifica que a economia com a utilização da ferrovia é baixa, algo em torno de 1% a 2%. Porém, segundo ele, o foco principal da empresa é com a produtividade e com a redução na contratação de caminhões.  "Então, eu reduzo a quantidade de caminhões, reduzo a necessidade de transporte dentro desta operação, e também faço um transporte efetivamente melhor, quando a gente fala de sustentabilidade", explica. 

 

Mercado

Até 2015, o Brasil era o quarto maior produtor de celulose do mundo. De toda produção da Eldorado, 84% vão para o mercado externo e apenas 14% permanecem no país. De tudo que é produzido, 8% passam pelo terminal ferroviário de Araraquara. A cidade também representa 30% de toda carga embarcada em contêineres. 

Para este ano, o mercado projeta uma produção de 37 milhões de toneladas de celulose. Deste total, 1,7 milhão de toneladas produzidas pela Eldorado.  

O gerente-geral de logística da empresa, Flávio da rocha costa, destaca o bom momento para o setor. "É um mercado em franco crescimento; é um mercado que cresce de um milhão a dois milhões de toneladas ao ano. Então, a gente tem que se preparar para atender esse mercado.", finaliza.