16/11/22 13h23

Audiência pública discute implantação do 5G em Rio Preto

O objetivo é que a cidade esteja pronta para receber o serviço oferecido pelas grandes empresas de telefonia no prazo mínimo estabelecido pela Anatel

Diário da Região

Rio Preto realiza nesta quarta-feira, 16, na Câmara a partir das 17h, audiência pública sobre a implantação do 5G na cidade. A Prefeitura enviou na última semana projeto de lei que regulamenta a construção de infraestrutura e permite a utilização de espaços públicos para instalação de antenas que transmitem o sinal da internet ultra veloz. 

O objetivo é que a cidade esteja pronta para receber o serviço oferecido pelas grandes empresas de telefonia no prazo mínimo estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que é 30 de junho de 2023, para cidades do porte de Rio Preto. O prazo máximo para a chegada da tecnologia é julho de 2026. 

A audiência pública será realizada para debater o assunto, sanar dúvidas dos vereadores e discutir possíveis alterações no projeto. Em outubro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo já havia feito uma apresentação de diretrizes para atualizar a legislação de instalação de antenas na cidade. A reunião contou com a participação de secretários, vereadores e representantes da sociedade civil, incluindo Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/riopreto/audiencia-publica-discute-implantac-o-do-5g-em-rio-preto-1.1021317