07/08/19 14h03

Autopeças faturam 10,4% a mais no 1º semestre

Vendas às montadoras ainda puxam setor para cima, mas exportações perdem participação no período

Automotive Business

Os fabricantes de autopeças faturaram de janeiro a junho 10,4% a mais que no mesmo período do ano passado. Os negócios continuam impulsionados pelas vendas às montadoras, que cresceram 12,8%. No entanto, permanece fraco em 2019 o desempenho das exportações, que aumentaram apenas 0,6% na análise em reais e recuaram 10,5% em dólares. Os negócios com o mercado de reposição cresceram 7,1% na comparação interanual. Os números foram divulgados pelo Sindipeças, entidade que reúne fabricantes do setor.

De acordo com os dados do Sindipeças, as vendas para as montadoras respondem por cerca de 65% do faturamento total do setor. A fatia das exportações vem caindo. No primeiro semestre do ano passado era de pouco mais de 19% e caiu para 17,4% em média nesta primeira metade de 2019.

USO DA CAPACIDADE INSTALADA E EMPREGO

Os dados do Sindipeças mostram que em junho, pelo segundo mês seguido, a utilização da capacidade instalada se manteve em 73%, algo que não se via desde o período anterior à crise. Os empregos no semestre recuaram 2,1% ante o mesmo período de 2018, mas a variação no acumulado dos últimos 12 meses anota alta de 2,3%.