11/09/14 14h38

Autopeças terão qualificação

Diário do Grande ABC

Foi lançado ontem no Grande ABC projeto do MDIC (Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior) voltado a capacitar empresas do setor de autopeças para melhorar sua competitividade, de forma a fortalecer a relação com sistemistas (fabricantes de conjuntos automotivos) e montadoras. Trata-se do programa de Extensionismo Industrial, que tem, para os sete municípios, orçamento previsto de R$ 1,296 milhão, do qual R$ 1,2 milhão do ministério e, o restante, como contrapartida da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, que coordena a iniciativa na região.

O projeto conta também com uma empresa âncora, a sistemista Arteb, que tem sede em São Bernardo e é líder do mercado nacional na área de iluminação automotiva. O foco é capacitar, em processos, produtos e gestão, 25 micro e pequenas empresas de segmentos como autopeças, ferramentaria e plástico, que tenham potencial para serem fornecedoras dessa companhia.

Segundo o secretário executivo da entidade regional, Giovanni Rocco, a iniciativa – que terá dois anos de duração – tem como objetivo proporcionar às pequenas firmas condições de, por exemplo, reduzir custos, diminuir preços e obter certificações de qualidade. Esse último ponto é exigência para o atendimento a grandes indústrias do ramo automotivo. Junto com o projeto, será criado um portal para que os coordenadores possam acompanhar a gestão do processo, com avaliação dos resultados. A iniciativa também possibilitará relação de negócios entre as microempresas.

DE FORA - “O Grande ABC não podia ficar de fora (desse programa do MDIC)”, afirma o presidente da agência, Rafael Marques, quetambém preside a Agência de Desenvolvimento.Ele cita que havia o desafio de contar com as montadoras como âncoras, mas, segundo o dirigente, as fabricantes de veículos preferiram focar em outras regiões. Lançado no ano passado, o projeto já está em andamento em Camaçari (na Bahia), com a Ford, e em Gravataí (Rio Grande do Sul), com a General Motors, por exemplo. “Não tivemos resposta”, diz o secretário executivo da agência.

E, como o edital do ministério previa a possibilidade de sistemistas serem âncoras, surgiu a ideia de contatar a Arteb, que tem 100% de capital nacional, é líder na fabricação de faróis, lanternas e luzes auxiliares de veículos, com 45% do mercado nacional e “se prontificou a ser parceiro”, apontou Rocco.

A capacitação permitirá que as pequenas empresas atendam essa companhia – que hoje conta com 120 fornecedores diretos – e tenham melhores condições de vender também a outras indústrias do segmento. O diretor adjunto de compras da Arteb, Paulo Bajko, cita que as montadoras exigem evolução contínua e a Arteb, por ser de médio porte, consegue se adaptar, mas os pequenos empresários, muitas vezes, não têm recursos financeiros para melhorar sua gestão, por exemplo, o que o projeto da agência possibilitará.