16/04/07 11h59

Autopeças trabalham para 3 milhões de carros neste ano

Gazeta Mercantil - 16/04/2007

As fabricantes de autopeças estão se desdobrando para atender a grande demanda da indústria automobilística e, com base no grande volume de pedidos, algumas empresas estão revisando as projeções de produção para 3 milhões de veículos este ano. É um volume muito próximo da capacidade de toda a indústria, que é de 3,2 milhões, e acima das estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que foram revistas para 2,8 milhões de unidades. A Eletromecânica Dyna, fabricante de limpadores de pára-brisa, teve que aumentar a capacidade da fábrica de Guarulhos (SP), transferindo a linha de montagem para nova unidade instalada em Betim (MG). Tal medida abriu espaço para produzir mais componentes em São Paulo. Para atender a grande demanda a Dyna vai inaugurar em sete meses mais uma unidade a 30 km de Curitiba, para suprir a Renault, Volkswagen e General Motors em Gravataí. A TRW Automotive, que tem seus produtos presentes na maioria dos veículos que circula pelo País, tem encomendas para uma produção de 725 mil veículos até junho e, para o terceiro trimestre, os pedidos são para mais 771 mil unidades. O diretor de vendas automotivas da SKF, fabricante de rolamentos, Carlo Dessimoni, informou que os pedidos para o segundo trimestre estão 12% acima do mesmo período de 2006. A Denso, subsidiária da fabricante japonesa de radiadores, sistemas de ar-condicionado, tubos e mangueiras, teve de recorrer a importação para não ser substituída por seus concorrentes no Brasil. No Brasil a Denso tem cinco fábricas - em Curitiba, Pindamonhagaba (SP), duas Betim (MG) e uma no Amazonas (MA).