27/11/06 15h31

Avenida Paulista tem seu status renovado

Valor Econômico - 27/11/2006

Depois de 30 anos instalado em um prédio na rua Marquês de Itu, na degradada região central de São Paulo, o Banco Daycoval decidiu que era hora de tomar o rumo de regiões mais arejadas da cidade. Cogitou-se aproveitar do requinte, do luxo e do ar moderno da Faria Lima para montar sua nova sede, mas acabou se decidindo mesmo pela Avenida Paulista, onde alugou um prédio inteiro de 12 andares. Nos últimos dois anos, em especial, a Paulista voltou a atrair empresas e investimentos. Novos edifícios comerciais de alto padrão estão sendo erguidos por lá, companhias tradicionais, escritórios de advocacia e multinacionais a estão adotando como endereço de suas sedes. De acordo com uma pesquisa da consultoria imobiliária internacional Jones Lang LaSalle, nunca o número de escritórios de alto padrão vazios foi tão baixo na região. O estudo, que atende pelo nome de índice de vacância, mostra o número de imóveis que estão disponíveis para venda ou locação em uma área. No terceiro trimestre esse percentual na Paulista era de apenas 4%. Há cinco anos passava dos 20%. Em outras regiões da cidade, como a Faria Lima, o Centro e a Berrini, por exemplo, o mesmo índice varia entre 10% a 20%. Nos próximos 12 meses devem ser entregues cerca de 43 mil metros quadrados em prédios novos na região. É um volume de lançamentos maior que o acumulado dos últimos cinco anos. A alemã Tüv Rheinland, uma das maiores certificadoras mundiais, com faturamento global de quase US$ 1 bilhão, decidiu instalar sua sede brasileira na Paulista não apenas pelo status. A infra-estrutura de transportes e serviços foi decisiva na escolha. Com 200 funcionários em São Paulo, a empresa vai ocupar três andares de um edifício de alto padrão na Paulista.