26/01/23 12h28

Balança comercial da RMP registra US$ 991 mi a mais que em 2021

Números revelam que os produtos exportados tiveram valor inferior aos preços dos importados

Jornal de Piracicaba

A balança comercial da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) registrou saldo positivo de aproximadamente US$ 1,4 bilhão em 2022, US$ 991 milhões a mais do registrado em 2021, total de US$ 440 milhões. O valor exportado pela Região foi 31,5% superior ao do ano anterior, porém, o volume exportado cresceu menos – 24,7%, segundo dados apresentados pelo Observatório da RMP. Segundo a avaliação dos economistas do órgão, pelo lado das importações houve um crescimento de 8,5% nos valores e queda de 12% nos respectivos volumes comprados. Nos dois casos se observa um descolamento entre valores e volumes comercializados,oque, neste caso, representa aumento dos preços tanto para as exportações quanto para as importações.

“De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior, esses aumentos de preço são reflexo de disrupções em importantes cadeias de fornecimento internacionais, decorrentes ainda da pandemia e dos conflitos entre Rússia e Ucrânia, que comprometeram a produção e a logística dos principais players do comércio internacional”, aponta o observatório.

Os números revelam que o preço unitário do que foi exportado pelaRMP foi bastante inferior ao preço dos produtos importados – US$ 1,13 contra US$ 6,02, respectivamente. Enquanto o valor total das exportações foi 1,35 vezes maior que o das importações, o volume exportado foi sete vezes maior do que o importado. “Isso aponta para um problema, que não é muito diferente do que se observa no restante do País: o baixo valor agregado das nossas exportações”, aponta a análise.

A forte dependência de Piracicaba da importação de peças para veículos e para máquinas fez o município ter o pior saldo comercial da RMP, foram US$ 127.148 milhões negativos em 2022. Isso demonstra, segundo o observatório, que as empresas de bens de capital e veículos instaladas no município têm uma pauta de importações com muitos insumos comprados no exterior, revelando a estratégia de integração às cadeias globais de suprimentos. Assim, o risco dessas empresas aumenta em uma conjuntura de desequilíbrio dos mercados internacionais.

“Esse fato revela grandes oportunidades de novos empreendimentos para a cidade e Região, uma vez que somos importadores líquidos de peças para montagem de automóveis e máquinas”,traz a análise. Adotar políticas públicas e ações inovadoras comobjetivo de substituir essas importações por produção local e a autonomização do complexo automotivo regional pode se constituir em meta importante do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado com vistas a fortalecer a Balança Comercial da RMP, aponta o relatório.

Apesar de Piracicaba apresentar saldo comercial negativo acumulado na balança comercial, é também a cidade que concentra parcela significativa da corrente de comércio (soma das importações e exportações) da região - 60,5%.